No aniversário de Ivete Sangalo, confira 50 fatos sobre a cantora

Baiana completa 50 anos nesta sexta-feira (27/05) e vai celebrar em um show especial na sua cidade natal. E todo o Brasil poderá acompanhar a comemoração

Divulgação/TV Globo
Ivete Sangalo faz 50 anos (foto: Divulgação/TV Globo)

E vai rolar a festa? Ivete Sangalo mandou avisar que sim! Uma das maiores e mais queridas artistas do Brasil, Veveta completa 50 anos nesta sexta-feira (27/05) com muitas histórias para contar.

Como toda estrela de sucesso, colecionou ao longo da carreira, amores, tretas, polêmicas e compartilhou com o público momentos inusitados e marcantes da sua vida.

 

Ivete acabou se tornando conhecida em nível nacional após liderar a Banda Eva nos anos 90, ela já lançou muitos hits, parcerias musicais, turnês nacionais e internacionais, indicações e prêmios, festivais, programas de tv, novelas, filmes, dublagem, a artista conquistou milhares de fãs graças ao seu carisma nato, sua voz inconfundível e seus sucessos que impactam diferentes gerações.

 

cantora pretende se reconectar com suas origens em um show especial na sua cidade natal, Juazeiro, na Bahia, para apresentar a turnê Tudo colorido, trabalho mais recente dela. O Especial Ivete 50 anos vai ao ar na TV Globo na noite desta sexta-feira (27/05), logo após Pantanal, e no Multishow, a partir das 00h10. 

Para celebrar o aniversário de Ivete, o Portal UAI reuniu 50 curiosidades que nem todo mundo sabe sobre a baiana mais amada do Brasil.

 

1 - Ivete Maria Dias de Sangalo Cady, nasceu em 27 de maio de 1972, no município de Juazeiro, no interior da Bahia.

2 - Quando criança, a estrela queria ser dentista ou jogadora de handebol.

3 - Sangalo chupou dedo e fez xixi na cama até os 10 anos. O fato foi uma das coisas que inspiraram a canção Funk do xixi, de seu disco infantil A casa amarela com o cantor Saulo Fernandes.

 

"A coisa mais difícil foi abdicar desse hábito. Porque além de ser confortável não precisar levantar para ir ao banheiro, eu tinha uma relação com o cheiro do xixi, um chamego. O funk é um ritmo que traduz as coisas com alegria, então a música é uma libertação desse segredo", revelou a cantora no texto de divulgação do novo trabalho.

 

4- Ivete subiu ao palco pela primeira vez aos 11 anos, no São João de Senhor do Bonfim, no interior da Bahia no show de Oswaldinho do Acordeon.

5 - Antes da fama, a estrela do axé vendeu roupas numa loja em um shopping center na cidade soteropolitana. Depois disso, também vendeu marmitas para ajudar os pais.

6 - Antes de conquistar o Brasil e o mundo com seu talento, Ivete Sangalo iniciou a faculdade de Administração de empresas e o curso de Secretariado executivo, mas não concluiu nenhuma delas.

7 - Talvez, de cara, você associe o início da carreira de Ivete à Banda Eva, mas sua primeira grande experiência profissional como cantora foi para o grupo A Beer Banda, em 1993.

8 - Em 1998, mesmo doente, a baiana subiu no trio elétrico do Vital, micareta do Espírito Santo enquanto tomava soro na veia.

Reprodução/Facebook
Ivete em cima do trio elétrico do Vital, micareta do Espírito Santo enquanto tomava soro na veia (foto: Reprodução/Facebook)

9 - Ivete namorou o apresentador Luciano Huck em 1999, após ele viver um romance com a apresentadora Eliana. Os dois ficaram juntos por cerca de seis meses, se conheceram no extinto Programa H, da Band, que era apresentado pelo comunicador. Hoje, Sangalo e Huck são grandes amigos.

Divulgação
Luciano Huck e Ivete Sangalo em foto antiga (foto: Divulgação)

10 - Davi Moraes, filho do cantor Moraes Moreira (1947-2020), também conquistou o coração da estrela baiana. Os dois começaram a namorar e em menos de oitos meses já estavam casados. Ivete e Davi foram apresentados pela amiga e cantora Preta Gil, que foi madrinha de casamento deles que aconteceu em uma cerimônia fechada para 300 convidados. O casal ficou juntos durante quatro anos, e ainda seguem amigos até hoje.

 

11- Diário de uma paixão (2004) é o filme favorito da cantora. A artista revelou, durante entrevista para a plataforma de streaming HBO Max, que ela já assistiu o longa-metragem mais de 50 vezes.

 

12 - A estrela também destacou que ama assistir filmes pela metade A baiana revelou que consegue entender um longa completo apenas assistindo uma parte dele. O hábito começou por causa da rotina corrida onde ela nunca conseguia acompanhar uma obra completa.

 

13 - O jogo favorito da cantora é Gamão, um jogo de tabuleiro feito para dois jogadores.

 

14 - Em 2001, o furacão da Bahia ganhou reconhecimento nacional e internacional com o CD Festa. A música título do álbum passou a ser no ano seguinte o hino oficial do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo. Para receber a Seleção Brasileira em Brasília, no Distrito Federal em forma de comemoração, a estrela recebeu o convite para fazer um show gratuito no seu trio elétrico pelas ruas da cidade. 

15 - Ivete foi indicada 21 vezes ao Grammy Latino, ganhando até então três gramofones de ouro, sendo o primeiro em Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional em 2005 com o álbum MTV ao vivo; Ivete Sangalo, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira pelo especial Ivete, Gil e Caetano conquistado em 2012 e em Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa por Arraiá da Veveta em 2021

16 - Tombo de milhões! Ivete comandou o extinto programa Estação Globo de 2004 a 2009. Durante a atração, muitos memes rolaram, no entanto, o tombo histórico enquanto a musa do axé usava as botas da rainha do Calypso Joelma, marcou a atração.

17 - Sangalo gravou o seu segundo disco ao vivo em 2006, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 2007, o DVD do show intitulado Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã, se tornou o mais vendido no mundo, ao atingir a marca de um milhão e oitocentas mil cópias vendidas.

18 - Ivete Sangalo esnobou os diversos convites que recebeu para mostrar como veio ao mundo. Especula-se que, em 2008, ela dispensou um cachê de R$ 3 milhões para fazer o desejado ensaio para à revista masculina Playboy.

19 - A baiana ama usar camisolas folgadas para dormir graças a Xuxa Meneghel. Segundo Ivete, sua amiga de longa data e apresentadora a presenteava com vários modelos diferentes.

"Não sou daquela mulher que bota aquela lingerie".

Ivete Sangalo

20 - Após gravar o quarto DVD em Nova York, nos Estados Unidos da América em 2010, a estrela afirmou nunca ter tido pretensão de carreira internacional. Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo no Madson Square Garden contou com participações de grandes estrelas como Nelly Furtado, Seu Jorge, Diego Torres, James Morrison, Juanes e da dupla Wisin y Yandel. O projeto teve a assinatura de Nick Wickham, diretor de grandes cantores internacionais como Madonna, Red Hot Chilli Peppers e Beyoncé.

21 - Ivete rompeu relações com o irmão e empresário Jesus Sangalo em 2011. Ele comandou a carreira da artista por 15 anos. A parceria acabou quando eles tiveram problemas por causa de acusações de desvio de dinheiro. O executivo negou as acusações.

Reprodução/Facebook
Ivete ao lado do irmão, Jesus Sangalo, em seu casamento com Davi Moraes, de quem se separou em 2004 (foto: Reprodução/Facebook)

22 - Gente como a gente, Veveta revelou que adora andar  no fundão do busão. "Adoro andar de ônibus à noite pela orla de Salvador. É uma delícia, com o ventinho batendo. Sentamos eu, meu marido e meu filho no fundo, quase ninguém percebe e quem percebe fica de boa", relatou em uma entrevista para à revista TPM em 2012.

23 - Mesmo com toda essa energia, ela precisa descansar como nós meros mortais. "Minha maior neura é dormir no escuro. Eu só durmo no escuro absoluto. Se tiver a luz da TV, não durmo. Tenho que desligar todos os aparelhos da tomada", disse, em entrevista a apresentadora Angélica, no extinto programa Estrelas. A baiana também confessou que se tornou uma pessoa muito mais corajosa com a chegada do herdeiro.

24 - A estrela do axé ligou para a cantora Anitta no início da carreira da patroa e a convidou para cantar o hit Show das poderosas em seu show.

Reprodução/Instagram
Ivete e Anitta foram embora juntas depois do show (foto: Reprodução/Instagram)

25 - Lançou em 2014 um livro autobiográfico intitulado Pura paixão: Minhas histórias, dicas, rotinas e inspirações, contando sobre sua infância na sua cidade natal e o início da carreira.

26 - Em 2014, durante o Festival de Verão, em Salvador na Bahia, Veveta tomou um susto daqueles com os fogos de artifícios do próprio show e virou meme nas redes sociais. Como sempre, a artista levou a situação com muito bom humor e soltou uma de suas pérolas: "Que susto da p****. Agora tô toda cagada. Susto desgraçado com esses fogos".

27 - Climão? Durante o Carnaval em 2014, Ivete Sangalo acabou se irritando com o apresentador do SBT, Casemiro Neto. A cantora foi questionada pelo jornalista sobre os boatos de uma nova gravidez. "Não estou grávida, isso é barriga mesmo", disse Veveta. O jornalista, no entanto, retrucou: "Não é barriga, não!". Diante da insistência do comunicador, Ivete se irritou: "Se não é barriga, você que me comeu?", questionou, para o delírio dos que estavam acompanhando sua passagem. 

 

Olhando para o público, Ivete completou: "Eu adoro isso. Ele me pergunta, eu digo 'não estou', ele fala 'então tá', aí eu digo 'pronto então, fico rapidinho'. Casemiro, é o seguinte, eu sou uma mulher que depois da gravidez, fiquei com barriga. Não vou ficar tomando coisa pra perder a barriga porque ficar com barriga é errado".

 

28 - No Réveillon de 2016, enquanto se apresentava em Guarajuba, interior da Bahia. Sem rodeios ou papas na língua, Ivete deu uma 'bronca' no marido Daniel Cady após ver o nutricionista de papo com outra mulher.

 

"Quem é essa aí, papai? Tá cheia de assunto, vou chegar 'rumando'. Conversando para c******", disse a estrela em cima do palco enquanto cantava um medley romântico. O episódio virou meme nas redes e até hoje a frase "quem é essa aí, papai", é utilizada em momentos de ciúmes.

29 - A baiana ama imitar pessoas. "Eu adoro imitar as pessoas. Eu acho feio. Mas foi um hábito de infância. A pessoa chega, fala de um jeito, eu já vou captando a onda da pessoa", destacou em seu canal no Youtube, em 2017.

30 - Ivete foi a homenageada em 2017 ao ser enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval carioca. A baiana começou o desfile vestida de lavadeira e representando as águas do Rio São Francisco e a menina baiana de Juazeiro. Em seguida, ela trocou de roupa em plena Sapucaí. Durante todo o desfile, ela trocou de roupa e alterna entre a lavadeira e a celebridade.

 

31 - Em 2017, Veveta comprou todo o algodão doce de um vendedor ambulante durante o desfile do bloco Cerveja e Cia para distribuir aos foliões e convidou o rapaz, identificado como Bruno para subir no trio.

 

"Não se preocupe Bruno que a gente vai organizar esse babá. Me dê o pau que é meu. Ô Bruno, você é meu convidado para ficar aqui em cima do trio. O cara está agarrado nesse pau tem mais de 4 horas. Agora vamos fazer a conta de quantos tinham ali e pagar a Bruno", disse a cantora.

Já em 2019, a artista interrompeu o desfile no Circuito  Dodô (Barra-Ondina) para tranquilizar um ambulante que teve suas caixas de isopor quebradas durante a passagem do seu bloco. Ao perceber o desespero da moça após a quebra do isopor (usado para vender cerveja aos foliões), a baiana prometeu comprar a mercadoria e o isopor, para a vendedora não ficar no prejuízo, arrancando aplausos da multidão que cercava o trio elétrico.

 

"É você que é a dona do isopor? Não chore não que eu vou comprar seu isopor que quebrou, eu vou comprar agora. Nem chore, minha irmã, porque é assim mesmo. Eu vi, foram dois isopores enormes, cheios de cerveja. Vai ter até mais cerveja do que tinha. Fique calma. Calma que eu vou organizar aí. Calma", destacou Ivete, que pediu para a produção levar a ambulante para o carro de apoio.

32 - Se engana quem pensa que Veveta só vai em cima do trio. Acompanhada do marido, Ivete se disfarçou com fantasia de palhaça e curtiu a folia do Carnaval na capital baiana na pipoca em 2017 sem seguranças. A roupa era formada por uma calça branca com bolas vermelhas e suspensórios, uma blusa branca, uma gravata vermelha e um nariz de palhaço. A baiana usou bastante maquiagem, uma peruca e um óculos para dificultar a identificação dos fãs durante a festa. No anonimato, a estrela acompanhou as apresentações dos colegas Durval Lelys, Armandinho, Claudia Leitte e Xanddy, da banda Harmonia do Samba.

33 - A cantora é mãe de Marcelo, Helena e Marina, frutos do seu casamento com Daniel Cady. Ivete engravidou das gêmeas através de uma fertilização in vitro aos 45 anos. A decisão de recorrer a essa técnica, só veio depois da musa do axé passar por duas tentativas malsucedidas. Na primeira, ela teve gravidez ectópica – gestação que ocorre fora do útero, com nenhuma chance de o feto progredir. Na segunda tentativa, a artista sofreu um aborto espontâneo.

34 - Após o nascimento das herdeiras, Veveta ficou meses sem falar com Xuxa Meneghel após a eterna rainha dos baixinhos tentar mostrar na televisão suas gêmeas recém-nascidas sem sua autorização.

35 - Em 2019, a artista desmentiu num show em São Paulo boatos de que estaria usando drogas. Ivete esclareceu ao seu público qual é a substância branca que ela inala antes de suas apresentações, após um vídeo ter viralizado na internet.

"Isso aqui, para quem me acompanha há 23 anos (e, a propósito não há carreira vitoriosa com 23 anos se a gente não andar dentro de uma retidão de responsabilidade e saúde, e, acima de tudo, consciência de qualidade de vida, que é uma coisa que eu tenho), então senhores, isso aqui é soro fisiológico, que está presente em todas as minhas apresentações, vocês fãs sabem disso. Isso aqui eu utilizo para que eu cante cada vez melhor para vocês".

Ivete Sangalo

36- Em 2019, Ivete Sangalo participou do programa Que história é essa Porchat?, do GNT e relembrou o encontro que teve com a cantora Cher durante uma viagem a Paris, capital da França. Ela contou ao ator e apresentador Fábio  Porchat que foi convidada para um desfile de moda e sentou ao lado da artista. "Ela sentou ao meu lado e pensei que minha carreira internacional estava consolidada!", brincou Ivete. Depois de trocar algumas palavras e sorrisos com Cher, a brasileira disparou a piada: "Cher, lá na Bahia eu faço uma música em sua homenagem… Axé(rr) Music", contou aos risos.

37 - Sangalo parou o bloco Coruja, em 2020, para presentear uma foliã que estava com a filha pequena no circuito carnavalesco para a companha a apresentação da musa. De acordo com as informações do site G1, a estrela prometeu um ano de fraldas descartáveis para a garota.

 

Ao notar que a criança estava sem camisa, Ivete perguntou o nome da menina. "Bote uma camisa nela que está ventando, mãe. Eu estou com saudade das minhas meninas [filhas gêmeas, Marina e Helena]. Deus te abençoe, Sofia. Que você tenha uma vida linda e oportunidades", disse a cantora, de cima do trio elétrico. "Quando a gente vê umas pequenas assim, transfere logo o amor né, gente?", destacou.

 

38 - Apesar dos boatos, Veveta sempre negou ter rivalidade com a cantora Claudia Leitte. Inclusive, durante a pandemia da Covid-19, o Multishow uniu as duas estrelas do axé em uma live histórica onde as cantoras cantaram seus maiores sucessos. O show virtual O Trio aconteceu em um hotel na Praia do Forte, em Salvador.

39 - Após ser mencionada na briga entre Anitta e Ludmilla, Ivete Sangalo preferiu não se envolver. Em 2020, durante entrevista por vídeo ao extinto Domingão do Faustão, da Globo, o apresentador Fausto Silva quis saber a opinião de Veveta sobre as polêmicas e fofocas que dominaram as redes sociais nos últimos dias. A baiana usou expressões como "perda de tempo", "atitude mesquinha" e "não tenho paciência para isso" para comentar o assunto sem citar os nomes das funkeiras.

 

40 - Juma Marruá e você? Questionada sobre seu comportamento na hora H, a cantora garantiu que é uma onça-pintada na cama e não finge orgasmo. "Mainha faz muitas coisas. Eu sou bem onça pintada", disparou. "Sexo tem de ser gostoso, bom, tem que cansar. Nunca fingi orgasmo porque meu jogo é limpo. Quando você acredita e gosta, tem um relacionamento que é importante e gostoso. O sexo é validado pelo ato, mas são tantas possibilidades... a gente é muito alienado. Tem abraço, beijo... sexo não é só penetração", opinou através de uma entrevista à influenciadora digital e DJ Jude Paulla.

41 - De acordo com as informações da colunista Fábia Oliveira, do Portal em Off, a cantora colocou próteses mamárias, fez lipoaspiração no abdômen. E ainda recorreu à blefaroplastia – cujo objetivo é remover a pele enrugada das pálpebras inferiores e superiores.

42 - Como quase todo casamento, Ivete e Daniel confirmaram que já passaram por crises no relacionamento. Durante um bate-papo no Conversa com Bial, da TV Globo, a cantora confirmou que enfrentou uma crise em meio à pandemia. Sangalo e Cady são casados desde 2008.

 

"A gente não posta nem faz reportagem sobre as crises, mas muita coisa veio à tona porque nunca nas nossas vidas tínhamos ficado tanto tempo dentro de casa", destacou.

"O couro comeu, o cacete desceu, mas em benefício da sobrevivência daquela experiência. Nós passamos por isso".

Ivete Sangalo

43 - Ivete foi surfista na adolescência e segue praticando o esporte com o primogênito. Inclusive, em 2020, a estrela salvou um menino de um afogamento em uma praia na capital baiana. A tia da criança, Alice, que contou a história, por meio de seu perfil no Twitter. Segundo ela, a cantora não se identificou no momento do episódio. "Eu falei: 'Ivete, é você?'. Daí, ela nem falou nada e falou, tipo, com a voz disfarçada pra não causar tumulto, acho", opinou. A assessoria de imprensa de Veveta confirmou a história para à revista Quem, mas disse na época que ela não iria se pronunciar sobre o assunto.

44 - Veveta é a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do Rock in Rio Lisboa em Portugal. A estrela baiana comemorará na próxima edição, a sua 10ª atuação no festival de música. A cantora vai ser apresentar no Palco Mundo em 19/06, no mesmo dia que Black Eyed Peas, Ellie Goulding e David Carreira.

 

45 - Recentemente, aconteceu uma situação 'pra lá' de inusitada em um show da cantora no San Island Weekend, em Jericoacoara, no Céara.  Um fã invadiu o palco da artista enquanto ela cantava a faixa Lambada, em parceria com Claudia Leitte.

 

Após dança coladinho com o jovem, a cantora pegou em suas partes íntimas, se afastou e disparou: "ele tá de pau duro". O vídeo ganhou bastante repercussão na web.

46 - O maior nome do axé brasileiro e diva do Carnaval, Ivete Sangalo cobra entre R$300 mil e R$500 mil por um show de 2 horas e 30 minutos de duração.

47 - Veveta gosta de fazer sexo com o marido no mar, depois das apresentações musicais.

"Já fiz muita ousadia depois de show, no mar com os peixinhos olhando".

Ivete Sangalo

48 - O sucesso da cantora não é só nos palcos. De acordo com à revista Forbes Brasil, Sangalo tem uma fortuna de patrimônio líquido estimada em R$ 350 milhões por conta de todos os seus contratos milionários.

 

49 - A mansão de Ivete Sangalo na Praia do Forte é chamada de 'ponto turístico' da Bahia, porque os turistas costumam ter curiosidade em relação ao imóvel.

 

Segundo o site NaTelinha, a casa fica em um condomínio, de luxo e possui cerca de 544 m² e 800 m² e uma residência no local gira entre R$ 2milhões e R$ 6 milhões. O imóvel é o refúgio da estrela, ele também foi palco de Ivete para uma live realizada na pandemia, e exibida pela Globo.

50 - A musa do axé também é dona de um jatinho comprado em 2011 por R$ 16 milhões. O Citation Excel da cantora tem poltronas especiais e até uma cama. Antes deste avião, ela teve um Citation SII, que a serviu de 2006 a 2011.

MAIS SOBRE MUSICA