No aniversário de Anitta, 29 curiosidades sobre a cantora

Artista completa 29 anos nesta quarta-feira (30/03); atualmente ela é uma das cantoras mais ouvidas do mundo

Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem
Anitta da infância à vida adulta (foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem)

Anitta completa 29 anos nesta quarta-feira (30/03). Cantoradançarinaatrizcompositoraapresentadora e empresária, ela é dona de sucessos como Boys don’t cry, No chão novinha, Vai malandra, Paradinha, Me gusta, Downtown e Girl from Rio.

Com faixas em português, espanhol, inglês, francês e italiano, a estrela lançou a carreira internacional em 2017 e acumula parcerias com nomes de peso como Snoop Dog, Madonna, Cardi B, Maluma, Becky G, Diplo, Iggy Azalea, J Balvin, Black Eyed Peas, Tyga, Major Lazer, Fred de Palma, Rita Ora, entre outros.

 

Recentemente a funkeira fez história e se tornou a primeira artista brasileira a alcançar o Top Global da plataforma Spotify. Por três dias, a música Envolver, cantada em espanhol, foi a mais ouvida no planeta. Além disso, ela colocou a faixa no top 5 de dois charts globais da Billboard.

 

Quatro meses desde o lançamento, o single tornou-se febre global e a coreografia viralizou no TikTok, graças ao desafio da coreografia feita pela poderosa no videoclipe original, intitulado "o passo de Anitta" - sendo reproduzida por muitos fãs e celebridades.

 

Para comemorar o aniversário de Anitta, o Portal UAI reuniu 29 curiosidades que nem todo mundo sabe sobre o fenômeno.

 

1- O verdadeiro nome da Anitta é Larissa de Macedo Machado. O nome artístico foi inspirado na série Presença de Anitta, da TV Globo, exibida em agosto de 2001. Na época, ela tinha só 8 anos. Como o seriado protagonizado por Mel Lisboa passava tarde da noite, o irmão dela gravava para assistir durante a tarde e ela acompanhava. De acordo com as informações do jornal O Globo, hoje ela não permite que ninguém a chame de Larissa. Nem mesmo os pais.

 

2- Anitta nasceu em 30 de março de 1993, em Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro.

3- A cantora é do signo de Áries. Astrólogos afirmam que ela é uma ariana raiz: firme, determinada, corajosa, impulsiva, intensa e... autoritária. A estrela não poderia ter nascido sob outro signo do zodíaco.

4- Anitta é a caçula da costureira paraibana Miriam Macedo e do vendedor mineiro Mauro Machado. Os pais se separaram quando ela tinha 1 ano e 8 meses. Ela tem dois irmãos - Renan Macedo e Felipe Terra.

5- A poderosa começou a cantar na Igreja Santa Luzia, aos sete anos por intervenção de seus avós maternos, Pedro e Glorete.

 

"Eu achava que as pessoas, que estavam lá para ver a missa, estavam ali para me ver. Eu amava cantar na igreja", disse em entrevista ao Altas horas, da Tv Globo.

 

6- Mariah Carey foi sua primeira referência musical, ela colocava os CDs da cantora norte-americana para tentar "aprender a cantar".

"Ela foi a primeira inserção que eu tive na música. Com ela entendi o que era ser uma cantora, o que é acompanhar o álbum e o trabalho de alguém por tanto tempo. É como se ela tivesse me ensinado a cantar".

Anitta

As cantoras se conheceram em dezembro de 2019 durante as férias de Anitta. A funkeira foi para Aspen, nos Estados Unidos, junto com sua família e encontrou a dona do vocal de cinco oitavas aleatoriamente em uma loja.

7- Anitta não liga para futebol. Ela fala que torce para o Botafogo, time de coração do pai, só porque se sente na obrigação de dar uma resposta quando é questionada sobre o assunto.

8- Anitta tinha 10 anos quando deu seu primeiro beijo. Uma colega avisou que o menino estava esperando no muro da Escola Municipal Itália, no bairro de Rocha Miranda.

 

"O cara usava um freio de burro, um aparelho. Calor do Rio de Janeiro, meio-dia, atrás do meu colégio. Na hora de beijar, o cara falou 'pera, rapidinho'. Tirou todo o aparato da cara… O beijo foi uma bateção de dente, foi uma coisa horrorosa", revelou a cantora em uma live com a cantora Pablo Vittar.

 

9- Quando era criança, a estrela dizia que Ivete Sangalo era sua tia. O motivo? As irmãs de sua mãe eram fanáticas pela estrela baiana. Ainda no começo da carreira, Anitta telefonou aos prantos para a mãe, após receber um telefonema de Veveta, de quem é muito fã. No entanto, após a fama, a funkeira se desentendeu com a colega de profissão ao expor uma suposta briga entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte.

 

10- Anitta morava em uma casa muito pequena e tinha o sonho de ter uma sala de estar. Então, quando fez 15 anos disse para a mãe que não queria um baile de debutantes e sim uma sala. Elas pegaram o quartinho que moravam e transformaram em uma sala.

11- Aos 16 anos, ela concluiu o Ensino Médio Técnico em administração no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC). Um ano depois, começou a trabalhar como estagiária na mineradora Vale do Rio Doce.

 

12- Para seguir a carreira de cantora, decidiu sair do emprego na Vale. "Algumas pessoas na Vale olhavam de lado, não curtiam a minha tentativa artística, criticavam à boca miúda. O mais engraçado é que algum tempo depois eu vim a malhar com essas mesmas pessoas na academia do prédio", disse em entrevista ao jornal Extra.

 

13- Não é de hoje que Anitta arrasa nas coreografias. Até 2008 – antes de se tornar famosa, a estrela foi professora de dança para idosos e iniciantes.

14- Um vídeo publicado por ela no YouTube com uma cover das músicas Soltinha e Que parada é essa?, da cantora Priscila Nocetti, chamou a atenção dos produtores da Furacão 2000.

15- Foi pela gravadora independente Furacão 2000, que saiu o primeiro single da carreira de Anitta, a música Eu vou ficar, lançado em 2011, que acabou entrando no DVD Armagedom, lançado pela produtora. Com o grupo, a estrela se tornou figurinha marcada no Rei do Bacalhau, em Duque de Caxias, onde se apresentava e também se esbaldava na pista de dança.

16- Sua primeira aparição em um programa de TV foi em 2012 no extinto programa Cante se puder, do SBT, onde ela cantou a música Extravasa, de Claudia Leitte, em uma taça de cerveja gigante, recebendo na cabeça baldes de trigo, água, colarinho e malte. 

17- O primeiro clipe de Anitta pela gravadora Warner Music Brasil foi Show das poderosas, que consolidou como um nome de peso da música brasileira. O videoclipe teve grande repercussão e na época tornou-se o vídeo mais visto no Youtube Brasil, ultrapassando 10 milhões de visualizações no mês de lançamento. Além disso, a faixa foi um grande sucesso nas rádios e na TV.

 

"Quando eu escrevi Show das Poderosas, eu sabia que era um sucesso. Eu falei: 'gente, essa música é um sucesso', e ninguém acreditou. As pessoas queriam lançar outra música minha, Tá na mira, e eu fiquei insistindo no Show das poderosas. Não acreditavam nela, diziam que era uma música muito carioca, e que o Brasil não iria cantar, que era muito para o meu nicho, não ia atingir crianças, idosos", recordou em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes.

 

Veja, abaixo, o videoclipe:

18- Em julho de 2013, três meses depois do estouro de Show das poderosas, Anitta foi a um terreiro de candomblé em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminnse. A cantora conheceu o lugar por causa do pai e do irmão, que já frequentavam o local. Desde então, ela se converteu à religião de matriz africana, ela é uma Ekedi.

19 - Em 2013, durante sua primeira participação no Altas horas, programa de Serginho Groisman, Anitta caiu no choro ao cantar as músicas As quatro estações e Desperdiçou com a cantora Sandy, de quem é fã há muitos anos.

 

"Eu achei que não tinha cacife para isso, mas eles me pediram. Fico com vergonha", disse a funkeira depois da apresentação, visivelmente emocionada.

 

20- Em 2016, Anitta teve papel importante na Olimpíada do Rio. Na cerimônia de abertura dos jogos, ela cantou Sandália de prata ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

21- Em entrevista ao extinto Programa do Jô, em 2016, Anitta revelou que tinha fobia de palhaço. A estrela contou que, para perder o medo, fez um tratamento psicológico em 2014 e desde então, não tem mais medo.

 

22- Em 2017, Anitta revelou que é bissexual e que, na adolescência, chegou a "roubar namoradas" de seu irmão Renan. A família da artista sempre respeitou a liberdade sexual da jovem, que já se relacionou com MC Rebecca. A poderosa inclusive revelou que costuma ficar com a sua bailarina Ohana Lefundes.

23- Anitta se casou com o empresário Thiago Magalhães em outubro de 2017, em uma cerimônia ministrada por um pajé, na Floresta Amazônica, após três meses do início do relacionamento. O romance durou pouco menos de um ano.

Reprodução/Netflix
Casamento de Anitta e Thiago Magalhães foi celebrado por um pajé, na Amazônia (foto: Reprodução/Netflix)

24- A vida amorosa da estrela é agitada e ela não faz menor questão de esconder isso de ninguém, Anitta tem uma coleção extensa de ex-affairs e ex-namorados. A funkeira já se relacionou com anônimos e famosos, como Neymar Jr., Mr. Thung, Tuka Carvalho, Gabriel Medina, Pedro Scooby, Luan Santana, Bruno Van Enck, Pablo Morais, Eduardo Sterblitch, Lewis Hamilton, Maluma, Otavio Barros, Fábio Porchat, Eduardo Sterblitch, André Marques, Daniel Trovejani, Ronan Carvalho, Caio Cabral, Gustavo Bertoni, Michael Chetrit, Griffin Johnson, Gui Araújo, entre outros. 

 

25- Além de cantora, Anitta já fez alguns trabalhos como atriz, ela atuou em quatro filmes: Copa de elite (2014), Didi e o segredo dos anjos (2014), Breaking through – No ritmo do coração (2015) e Meus 15 anos - O filme (2017).

 

Sua participação mais recente aconteceu na novela Amor de mãe (2019), da TV Globo, em que ela interpretou a personagem Sabrina, namorada oportunista de Ryan (Thiago Martins).

26 - Anitta cantou na tradicional festa da virada de ano de 2020 para 2021, na Times Square - cruzamento de duas grandes avenidas da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A poderosa se tornou a primeira brasileira a participar da celebração.

27- Anitta vai ser a próxima celebridade a ganhar uma estátua de cera no famoso museu Madame Tussauds, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Vinte profissionais estão trabalhando na produção da peça, que está sendo feita em Londres. A estátua da brasileira foi reproduzida com um top escrito "Garota do Rio" e jeans rasgados.

28- Em 2021, a cantora ingressou no conselho de administração da startup Nubank. Segundo a empresa, a poderosa deve participar das reuniões trimestrais com a diretoria para auxiliar nas decisões estratégicas, assim como fez com sua carreira.

29- Aos 29 anos, Anitta já se submeteu a mais de 50 cirurgias plásticas. Alguns dos procedimentos que ela já fez foram redução dos seios, lipospiração, rinoplastia, preenchimento dos lábios, remodelagem do queixo e implante de silicone.

"Para mim, fazer uma cirurgia plástica é como mudar meu cabelo".

Anitta

MAIS SOBRE MUSICA