15 Professores memoráveis do cinema e da TV

Relembre com carinho os papéis que marcaram crianças, jovens e adultos

Divulgação/Montagem
Professor Raimundo (Chico Anysio); Professora Helena (Gabriela Rivero) e Professor Girafales (Rubén Aguirre) (foto: Divulgação/Montagem)

Nesta sexta-feira (15/10), comemoramos o Dia do professor . A data foi criada para celebrar a importância dos profissionais de educação. 
Preparados para ajudar a moldar o futuro de crianças, jovens e adultos, os professores possuem o dom de plantar ensinamentos que ultrapassam o território da sala de aula.

Essa data faz referência ao dia em que D. Pedro I , imperador do Brasil , no ano de 1827 , (dia consagrado à educadora Santa Tereza de Ávila ) baixou um decreto imperial, criando o ensino elementar no país.
 
A determinação estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

E é claro que, ao longo de anos, as telinhas e as telonas tem retratado esses profissionais em obras de sucesso, como Carrossel , Escolinha do professor Raimundo , Chaves , Matilda , Escola do rock entre outros.

Abaixo, confira 15 educadores que conquistaram o público, seja pelo jeito inspirador ou divertido de ensinar os alunos.

1 - Professor Girafales (Rubén Aguirre) - Chaves 


 
Interpretado por Rubén Aguirre ( 1934 - 2016 ), o educado e culto  professor  Girafales, do  seriado  Chaves , exibido pelo SBT .
 
O docente tinha que ter muita paciência ao lidar com as respostas afiadas de Quico, Chiquinha, Nhonho e Chaves. Quando está irritado, usa o bordão "Tá tá tá tá... tá!". É chamado pelas crianças da vila de "Mestre linguiça" por ser muito alto, mas seu verdadeiro nome é Inocêncio Girafales.  
Divulgação/SBT
Professor Girafales (Rubén Aguirre) (foto: Divulgação/SBT)

2 - Professora Helena (Gabriela Rivero) - Carrosel

 

Gabriela Rivero , a inesquecível professora Helena da versão mexicana de Carrossel ( 1989 ), transmitida pelo  canal  de Silvio Santos .

Carinhosa, meiga e atenciosa, a atriz encantou o público infantil pela doçura ao interpretar a educadora.
Divulgação/Televisa
Professora Helena (Gabriela Rivero) (foto: Divulgação/Televisa)
 

3 - Professor Raimundo (Chico Anysio) - Escolinha do Professor Raimundo

 
 
O professor Raimundo ficou conhecido pelo seu bordão "E o salário óóó", uma referência à baixa remuneração dos professores.

O mestre interpretador por Chico Anysio ( 1931 - 2012 ) foi um  marco do humor brasileiro  exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos. 

A Escolinha do professor Raimundo , surgiu no rádio em 1952 e foi levada para a televisão em 1957 , sendo exibida até 2001 com alguns intervalos. Raimundo Nonato não perdoava nenhum dos alunos.
Divulgação/TV Globo
Professor Raimundo (Chico Anysio) (foto: Divulgação/TV Globo)
 

4 - Professora Minerva McGonagall (Maggie Smith) - Harry Potter


 
Madame Minerva McGonagall é uma das professoras mais queridas e mais rígidas, porém compreensiva com seus alunos da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts , ou simplesmente Hogwarts e pertenceu a casa da Grifinória .
 
Interpretada pela atriz Maggie Smith , a sua matéria era de Transfiguração, tendo sido responsável por diversos momentos marcantes ao longo da  saga  de Harry Potter .
Divulgação
Professora Minerva McGonagall (Maggie Smith) (foto: Divulgação)
 

5 - Professor Tibúrcio (Marcelo Tas) - Rá-Tim-Bum


 
Marcelo Tas iniciava os quadros do professor Tibúrcio, clássico papel desempenhado no  Rá-tim-bum , da TV Cultura com o bordão "Olá, classe!". A resposta vinha na sequência "Olá, professor Tibúrcio!".
 
A atração era regada por experiências e contos, o mestre pálido, de beca e capelo, longos cabelos grisalhos e voz estranha é lembrada até hoje pela criançada da década de 90 .
Divulgação/Tv Cultura
Professor Tibúrcio (foto: Divulgação/Tv Cultura)
 

6 - Professora Carolina (Flávia Monteiro) - Chiquititas


 
Na novela infanto juvenil Chiquititas , do SBT , a professora Carolina foi interpretada por Flávia Monteiro , em 1997 .

A docente também era a responsável pelas meninas do orfanato Raio de luz .
Divulgação/SBT
Professora Carolina (Flávia Monteiro) e o elenco da novela infantil (foto: Divulgação/SBT)
 

7 - Professor Xavier (Patrick Stewart) - X-Men


 
Patrick Stewart , ficou conhecido por interpretar o professor Charles Francis Xavier da franquia de filmes dos X-Men . O  artista  deu vida ao telepata mais poderoso do universo da Marvel .

Professor Xavier ou professor X é líder do Instituto Xavier para Jovens Superdotados , para acolher e treinar jovens mutantes em controlar seus poderes e usar suas habilidades para o bem da humanidade, existindo uma forte ideologia pacifista na educação.
Divulgação
Professor Xavier (Patrick Stewart) (foto: Divulgação)
 

8 - Professora Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) - Professora Sem Classe


 
Na comédia politicamente incorreta,  Cameron Diaz  interpretar  Elizabeth Halsey uma professora boca-suja da sétima série que não vê a hora de deixar a função.

A Professora sem classe ( 2011 ) não está interessada em ensinar os alunos, ela apenas passa filmes em sala de aula enquanto dorme e até mesmo fica usando drogas, que estão escondidas na sua gaveta com fundo falso.
Divulgação
Professora Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) (foto: Divulgação)
 

9 - Professor Pasqualete (Nuno Leal Maia) - Malhação


 
Quem não lembra do lendário professor Paqualete, responsável pela construção do primeiro colégio em Malhação , o Múltipla Escolha.  

Personagem de Nuno Leal Maia , o professor de Português rígido, mais querido pelos estudantes, surgiu na primeira temporada em 1999 , ficando até 2000 e depois retornou a  trama juvenil  no ano de 2003 , e saindo de vez em 2005 .
Divulgação/TV Globo
Professor Pasqualete (Nuno Leal Maia) (foto: Divulgação/TV Globo)
 

10 – Professora Lúcia (Débora Bloch) - Segunda Chamada


 
Lúcia Helena Marques Rocha é uma professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, na série Segunda chamada , da  emissora carioca . Na obra, o papel de Débora Bloch luta pela educação de seus alunos.
Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo
Professora Lúcia (Débora Bloch) (foto: Divulgação/TV Globo/Mauricio Fidalgo)
 

11 - Professor Sherman Klump (Eddie Murphy) - O Professor Aloprado


 
Eddie Murphy vive um professor universitário com grandes conhecimentos de genética, mas é ridicularizado por conta de sua aparência física.
 
Após receber uma atenção especial de uma colega de profissão, Sherman Klump decide ingerir um experimento ainda em fase de testes, que altera a cadeia de DNA e faz com que se transforme em um jovem magro, o conquistador Buddy Love.

Por conta, disso O professor aloprado ( 1996 ) passa a levar uma vida dupla, já que o experimento não dura para sempre.
Divulgação
Professor Sherman Klump (Eddie Murphy) (foto: Divulgação)
 

12 - Professora Jennifer Honey (Embeth Davidtz) - Matilda


 
Jennifer Honey é uma professora apaixonada pela profissão que, além de ensinar, ajuda a pequena Matilda Wormwood.
 
No filme Matilda  ( 1996 ), a educadora ajudar a aluna a lidar com suas habilidades psicocinéticas e a enfrentar sua arrogante família e Agatha Trunchbull, a diretora tirânica da Escola Primária de Crunchem Hall.
Reprodução
Professora Jennifer Honey (Embeth Davidtz) e Matilda (Mara Wilson) (foto: Reprodução)
 

13 - Professor Dewey Finn (Jack Black) - Escola do Rock


 
Dewey Finn personagem de  Jack Black , é mais do que apenas um professor de música para os seus alunos.

Após ser expulso da banda No Vacancy , o cantor e guitarrista vai trabalhar de professor substituto em uma escola conservadora e rígida.

Entretanto, ele acaba se tornando um professor revolucionário na Escola do rock ( 2003 ), com pensamentos modernos, o mestre inspira os  estudantes  a serem eles mesmo.
Divulgação
Professor Dewey Finn (Jack Black) (foto: Divulgação)
 

14 - Professora Catarina (Paolla Oliveira) - Uma Professora Muito Maluquinha


 
De volta ao interior para lecionar numa escola primária, a jovem professora  personagem  de Paolla Oliveira acaba chamando a atenção por seus métodos de vanguarda, não agradando os colegas de profissão conservadores.

Uma professora muito maluquinha ( 2010 ) conquista o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino.
Divulgação
Professora Catarina (Paolla Oliveira) (foto: Divulgação)
 

15 – Professor John Keating (Robin Williams) - Sociedade dos Poetas Mortos


 
John Keating foi um ex-aluno da Academia Welton e agora regressa à instituição de ensino para atuar como professor de Inglês e Literatura.

Interpretado  por  Robin Williams ( 1951 - 2014 ) o mestre usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola.

Sociedade dos poetas mortos ( 1989 ) revela que com a chegada do novo professor, ele incentiva seus alunos a tornar sua vida extraordinária, um sentimento que o docente resume com a expressão latina carpe diem, significa nada mais e nada menos do que "aproveite o dia".
Divulgação
Professor John Keating (Robin Williams) (foto: Divulgação)

MAIS SOBRE SERIES-E-TV