O Clone volta ao ar nesta segunda-feira (04/10); veja 20 curiosidades

Folhetim, considerado um dos clássicos da televisão brasileira, protagonizado por Giovanna Antonelli e Murilo Benício será reprisado 20 anos após estreia

Divulgação/TV Globo
O Clone conta a história de amor impossível entre Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) (foto: Divulgação/TV Globo)

Escolhida como a substituta de Ti Ti Ti (2011), O Clone está de volta nesta segunda-feira (04/10) no Vale a pena ver de novo, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo após a Sessão da tarde.
 
Há vinte anos, o Brasil começava a acompanhar as histórias da novela, exibida de 2001 a 2002, com 221 capítulos. 

Escrita por Gloria Perez, a obra tem a direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção de núcleo de Jayme Monjardim, que também divide a direção-geral da obra com Marcos Schechtman.
 
A produção mostra uma história de amor impossível entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli), e traz temas da cultura muçulmana, a polêmica sobre clonagem humana e a dependência química.
 
O Portal Uai listou 20 curiosidades sobre os bastidores da novela e o elenco da trama. 
 
1 - Segunda chance e Começar de novo foram títulos cogitados para a obra antes de ser definido que a trama se chamaria O Clone
 
2 - O folhetim estreou dias após os atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos. Ao colocar a cultura muçulmana como pano de fundo, naquele contexto, corria-se o risco da rejeição do público.
 
Entretanto, a obra foi um sucesso e se tornou uma das novelas mais bem-sucedidas da história da televisão brasileira.
 
3 - Os atores Murilo Benício e Giovanna Antonelli começaram a namorar durante das gravações da novela. O sucesso da obra fez com que Giovanna e Murilo obtivessem o título de casal mais famoso do mundo 2002, pela revista de celebridades People
 
Os intérpretes de Jade e Lucas foram casados por quatro anos e juntos são pais de Pietro.  
 
4 - Jade (Giovanna Antonelli) ditou tendências de moda e foi febre entre as telespectadoras. O esmalte dourado, pulseiras douradas grossas e o anel-pulseira da personagem, virou hit de vendas nas lojas populares. Além do olho delineado como kajal, ganharam as ruas. 
 
5 - Débora Falabella, que interpretava a personagem Mel, teve meningite durante as gravações. No entanto, Cynthia Falabella, irmã mais velha da atriz, foi escalada para gravar uma cena marcante da trama substituindo a artista.   
Divulgação/Montagem
Débora Falabella e Cynthia Falabella (foto: Divulgação/Montagem)
6 - Vivianne Victorette havia sido escalada para interpretar Regininha após ganhar um concurso realizado no programa Caldeirão do Huck em 2001. O papel era da dependente química e amiga de Mel (Débora Falabella).
 
7 - A ação antidrogas promovida na telinha pelos personagens Mel (Débora Falabella), Nando (Thiago Fragoso) e Lobato (Osmar Prado) rendeu um prêmio dado pelo FBI e pela Drug Enforcement Administration (DEA) à Gloria Perez e Jayme Monjardim.
 
8 - Durante o verão de 2002, o país teve um surto de dengue que atingiu alguns atores durante as gravações. Stênio Garcia (Ali), Marcello Novaes (Xande), Elizângela (Noêmia) e Reginaldo Faria (Leônidas) foram alguns dos diagnosticados com a doença.
 
O caso mais preocupante acabou sendo o de Stênio, que teve dengue hemorrágica.
 
9 - A trama também marcou a última participação de Mário Lago na televisão. Na companhia de Beatriz Segall, ele reviveu o médico Molina, personagem da novela Barriga de aluguel (1990), também escrita por Gloria Perez. O artista faleceu aos 90 anos em maio de 2002, devido a uma complicação pulmonar.
 
10 - Haylton Farias que interpretava o psicanalista de Lobato (Osmar Prado), precisou sair da trama depois de ter sido esfaqueado por um vizinho com um canivete. 
 
O ator precisou ser levado para o hospital e ficou em estado grave, tendo que passar por uma cirurgia. Por conta disso, precisou ser retirado da novela para poder se recuperar.
Reprodução/TV Globo
Haylton Farias no papel do psicanalista de Lobato (Osmar Prado) (foto: Reprodução/TV Globo)

11 - A novela recebeu uma enorme lista de personalidades, Clodovil, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Alcione, Neguinho da Beija Flor, Martinho da Vila, Renato Gaúcho, Ronaldinho Gaúcho, Petkovic, Nilton Santos, Benito di Paula Félix, Acelino de Freitas, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Branco, Ricardo Rocha, Bebeto, Dunga, Dora Bria, Danielle Hypólito, Oscar Schmidt, Popó, Roger Flores e Ana Maria Braga, acompanhada do Louro José, são alguns dos nomes que fizeram uma pontinha no folhetim das nove. Pelé foi outro nome que fez uma participação especial, visitando o bar da Dona Jura.
 
12 - Inclusive, o rei do futebol aproveitou sua participação para lançar a música Em busca do penta, de sua autoria, feita em homenagem à Seleção Brasileira de Futebol
 
13 - O sambista Sargentelli sofreu um infarto enquanto gravava uma participação no folhetim. Socorrido e levado para o hospital, não resistiu.
 
14 - As cenas do último capítulo foram gravadas em Natal, no Rio Grande do Norte. As gravações nas dunas simulavam as areias do deserto do Marrocos.
 
15 - A trama trouxe muitos bordões que não foram esquecidos pelo público e que entraram para o vocabulário dos telespectadores, como "Inshallah", "Maktub", "Haram", "Arder no mármore do inferno", "Jogar ao vento", "Fazer a exposição da figura", "Cada mergulho é um flash", "Mulher espetaculosa" e "Não é brinquedo, não", dita por Dona Jura (Solange Couto) foi criado pela própria atriz.  
Divulgação
Solange Couto (Dona Jura) (foto: Divulgação)

16 - O Clone foi, até então, a novela de maior audiência da emissora carioca no horário das 20h. A novela bateu o recorde de A Indomada (1997), de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares.  
 
17 - Com todo o sucesso, o folhetim foi comercializado para diversos países, entre eles Chile, Argentina, El Salvador, Colômbia, Peru e Romênia, e foi recorde de audiência no Kosovo, na Sérvia, Rússia e Albânia.  
 
18 - A novela foi o único título brasileiro em uma seleção dos principais programas da televisão nos últimos 50 anos feita pela The WIT, empresa especializada em rastrear o mundo em busca de tendências de conteúdo de televisão e programação digital, em Cannes, na França, onde aparece como a melhor produção de 2001.
 
19 - Um remake da novela foi produzido pela Telemundo em 2010, levando o título de El clon, com atores de diversos países da América Latina, com gravações que ocorreram na Colômbia e nos Estados Unidos, mas sem o mesmo sucesso de O Clone.
 
20 - O Clone teve uma exibição no Vale a pena ver de novo em 2011, e, depois, no canal Viva, de dezembro de 2019 a agosto de 2020.
Reprodução/TV Globo
Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) (foto: Reprodução/TV Globo)

MAIS SOBRE SERIES-E-TV