Famosos que, por sorte, sobreviveram aos ataques de 11 de setembro

O maior atentado terrorista em solo norte-americano teve consequências que são sentidas até hoje em várias partes do mundo

Reprodução/Instagram/Montagem
Mark Wahlberg, Gwyneth Paltrow e Seth MacFarlane (foto: Reprodução/Instagram/Montagem)

Há exatos 20 anos, o dia  11 de setembro  de 2001 , entrou para a história após o mundo inteiro assistir à série de ataques terroristas contra a maior potência do planeta, os Estados Unidos , realizada pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda

 

Na manhã daquela terça-feira ensolarada em pleno verão americano, com o céu totalmente limpo, 19 criminosos sequestraram quatro aviões da Boeing (dois 757 e dois 767, dois da American Airlines e dois da United Airlines ) que decolaram dos aeroportos de Boston , Newark e Washington , com partida para a Califórnia , entretanto, jamais chegaram ao destino final.  
 
A organização do fundador e líder supremo Osama Bin Laden ( 1957 - 2011 ), conseguiu cumprir o maior e mais ousado atentado terrorista em solo norte-americano da história, eles lançaram os aviões contra diversos alvos no país. 
 
Duas das aeronaves colidiram com às Torres Gêmeas , do  World Trade Center , no coração de Nova York , uma no Pentágono , prédio do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América , em W ashington , e a quarta que tinha como alvo o Congresso norte-americano, caiu perto de  Shanksville , na Pensilvânia .
 
As consequências desse dia, no entanto, perduram por duas décadas e mudou drasticamente o modo como o país se comporta até hoje. 
 
Os atentados mataram 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores e deixando mais de 6 mil feridos em decorrência direta das ações terroristas.  
 
Entretanto, por mais dolorosa que fosse a situação, muitas pessoas conseguiram sobreviver ao 11 de setembro e tiveram uma segunda chance em meio as cenas de terror.  
 

Michael Jackson  

 
cantor  Michael ( 1958 - 2009 ) tinha marcada uma reunião no topo das Torres Gêmeas , no dia 11 de setembro de 2001 . No entanto, o astro perdeu o horário do compromisso, pois ficou conversando com a mãe até de madrugada ao telefone.
  
Jermaine Jackson , irmão do  artista , comentou sobre o episódio no livro de memórias You are not alone: Michael: Through a brother’s eyes  ( 2011 ). 
 
“Felizmente, nenhum de nós fazia ideia de que Michael teria uma reunião naquela manhã em uma das Torres Gêmes. Apenas descobrimos quando a mãe [Katherine Jackson] ligou para o hotel para saber se ele estava bem. Ela, Rebbie [Jackson] e alguns outros haviam deixado-o lá por volta das 3h da manhã”, afirmou. 
 
Michael acompanhou a movimentação dos ataques pela televisão e contou a matriarca dos Jackson 5 como ela salvou a vida dele sem nem perceber. Ele disse: “Mãe, estou bem, graças a você. Você ficou conversando comigo até tão tarde que eu dormi demais e perdi o compromisso.” 
 
Apesar de sobreviver, a um dos maiores ataques terroristas do mundo, o  rei do pop  morreu, oito anos depois vítima de uma overdose de remédios.
Reprodução/Instagram
Michael Jackson (foto: Reprodução/Instagram)
 

Seth MacFarlane  

 
O criador do  seriado  Family Guy Seth MacFarlane , chegou atrasado ao aeroporto, e não conseguiu embarcar no voo 11 da American Airlines , um dos aviões comerciais sequestrados e usados para o atentado.  
 
diretor  e roteirista esperando o próximo voo no aeroporto, foi comunicado através dos noticiários locais sobre os atentados terroristas. 
Reprodução/Instagram
Seth MacFarlane (foto: Reprodução/Instagram)
 

Mark Wahlberg

 
Mark estava prestes a embarcar no voo 11. Entretanto, perto da hora do embarque, o  ator  mudou de planos no último minuto e decidiu fretar um jatinho e ir com os amigos até Toronto , no Canadá , para assistirem a um festival de cinema.
Reprodução/Instagram
Mark Wahlberg (foto: Reprodução/Instagram)

Sarah Fergunson 

 
Sarah , ex-esposa do Príncipe Andrew, deveria estar no 101º andar quando o avião se chocou contra uma das   torres do  World Trade Cente .  
 
A duquesa de York tinha uma reunião marcada pela manhã no dia 11 de setembro, com a instituição de caridade, Chances for children , mas não pôde comparecer ao compromisso e se salvou.
Reprodução/Instagram
Sarah Fergunson (foto: Reprodução/Instagram)
 

Gwyneth Paltrow 

 
A atriz não deveria estar em nenhum dos aviões sequestrados, tampouco, tinha compromissos no prédio. No entanto, a história que envolve Gwyneth  e uma moça anônima chamada Lara Lundstrom Clarke .
 
Lara estava a caminho do escritório no World Trade Center , onde trabalhava no 77º andar, quando um carro quase atropelou e a motorista era ninguém menos que a  artista . O susto fez com que ela se atrasasse e acabou perdendo o metrô.
 
“Se eu tivesse entrado no primeiro metrô, estaria sentada à minha mesa no 77º andar da segunda torre do World Trade Center naquela manhã”, relembrou  Lundstrom  ao jornal New York Times .  
 
Paltrow  confirmou a história e revelou que recebeu uma carta de Lara
 
"Basicamente o que aconteceu foi que eu tive uma aula de ioga muito cedo naquele dia. Eu estava voltando para casa e aquela era a manhã do 11 de setembro, não que eu soubesse na hora o que aquilo significava e uma garota estava atravessando a rua distraidamente. Nós paramos ao mesmo tempo e esperamos por um bom tempo", afirmou.

"Dez anos depois recebo uma carta dessa mulher, dizendo que naquele dia ela estava atrasada para o trabalho. Tivemos aquele encontro na rua e, em seguida, ela foi para a estação de Christopher Street pegar seu trem ao World Trade Center, onde ela trabalhava no 77º andar da torre sul, mas ele tinha acabado de partir. Então ela me disse que, não tivesse sido o nosso encontro, sua vida teria tomado um rumo muito diferente".

Gwyneth Paltrow


Reprodução/Instagram
Gwyneth Paltrow (foto: Reprodução/Instagram)
 

Rob Lowe 

 
Onze dias antes da tragédia, os terroristas fizeram um voo teste, para ver se as facas de cerâmica passariam pelos sistemas de segurança dos aeroportos.
 
Rob , viajava para Washington DC , para gravar a série The west wing  e estava sentado ao lado de Zacarias Moussaoui , identificado meses depois como um dos autores dos atentados. 
 
"Voei com os sequestradores sem nem perceber", revelou. Lowe ficou chocado ao saber que sua vida corria perigo. O ator foi posteriormente chamado ao tribunal para depor contra o terrorista. 

"Foi 11 dias antes do atentado, nada parecia suspeito, ninguém tinha cara de terrorista".

Rob Lowe

Reprodução/Instagram
Rob Lowe (foto: Reprodução/Instagram)