BBB21: Em 'final antecipada', Gilberto é eliminado com 50,87% dos votos

O economista disputou a preferência do público na semifinal do reality com Camilla de Lucas e Juliette, que tiveram 47,65% e 1,48% dos votos, respectivamente

Globo/Fábio Rocha
Gilberto, semifinalista da edição, e foi eliminado com 50,87% dos votos (foto: Globo/Fábio Rocha)

Para a surpresa e tristeza de muitos, Gil do Vigor ficou de fora do 'top 3'! Em ‘final antecipada’, Gilberto foi eliminado com 50,87% dos votos, no último Paredão do BBB21.  

O economista disputou a preferência do público na semifinal do reality com Camilla de Lucas e Juliette, que tiveram 47,65% e 1,48% dos votos, respectivamente.

 
Os três eram favoritos do público para o pódio final da edição, mas dividiram os votos na semifinal do programa. 


No discurso de eliminação, Tiago Leifert falou sobre o BBB ser um jogo justo: "Quando eu der o resultado, alguém lá fora vai achar muito, muito, muito injusto. Vai ser um choque. Depende de qual BBB você assiste e qual você é adepto", começou ele. 
 
E continuou, dizendo que Gil entrou para a história do programa: "Mas quanto vale entrar para a história? Quanto vale não ser esquecido jamais? Porque pensando assim, você ganhou o seu prêmio, você se mostrou, você foi aceito, você ensinou muita gente aqui fora a se amar e a se aceitar também. Você é um exemplo para todo mudo que um dia venha a se inscrever no Big Brother Brasil. Você é um orgulho para esse reality, é um dos maiores personagens da história do programa. Você é indestrutível e tudo já está bem. Volte sempre, Gil do Vigor", anunciou o apresentador. 

"Muito feliz. Eu vim por esse propósito, sempre falei. Pelo amor que eu tinha pelo programa. Minha vida já mudou. Obrigado pela oportunidade que eu tive. Essa experiência vai me marcar para todo sempre. Eu finalmente consigo ser quem eu sou, na minha plenitude. E isso não tem preço", falou o eliminado no palco ao encontrar o apresentador.


Gilberto foi um dos grandes protagonistas do reality e chegou até o 'top 4’ da edição, mas foi eliminado no 16º paredão. Ao todo, o paredão teve 514.371.762 votos.

Com isso, Fiuk, Camilla de Lucas e Juliette são os três finalistas do programa. A grande Final do 'Big dos Bigs' está marcada para acontecer na terça-feira, dia 4 de maio. 
 
 

Trajetória de Gilberto


Gilberto, de 29 anos, doutorando em Economia, é de origem humilde, e conta que sempre estudou muito para mudar sua realidade. Ele entrou no grupo Pipoca e já avisou que veio para marcar a temporada: “Quando falarem de BBB21, vão lembrar de Gilberto”.

Dito e feito. Gil foi um dos grandes protagonistas da edição e entregou tudo: ‘cachorradas’, diversão, emoção, brigas, lágrimas, memes, momentos icônicos e, claro, muito jogo. 

O economista foi o primeiro a entrar na casa mais vigiada e recebeu todos os demais participantes da edição. E faltou pouco para que ele também fosse um dos últimos a sair! 

Mas o sonho foi interrompido neste domingo (02/5), na semifinal do reality, em que Gil foi eliminado com 50,87% dos votos.

Fã número 1 do programa, Gil se entregou de corpo e alma ao jogo e viveu intensamente seus dias de confinamento. Teve dancinha ‘tchaki tchaki’ e bordões que viralizaram, como ‘Eu estou indignado!’, ‘O Brasil tá lascado’, e ‘Brasiiiill’. O economista também emocionou o público com a sua história e dilema de vida, pela relação entre a religiosidade e sexualidade. 

O brother já foi missionário mórmon e superou dilemas — na vida e na igreja — para se assumir homossexual. Para ele, o reality era a chance de mostrar que "Deus ainda falava com ele" mesmo sendo LGBT: "Descobri que Deus não vai me abandonar e eu sei quem eu sou. O Big Brother não é só um jogo, é para mostrar pro mundo e para pessoas que dá para ser quem nós somos, e não precisamos ter medo", disse. 

E Gil já chegou com o ‘pé na porta’ ao protagonizar com Lucas Penteado o primeiro beijo gay da história do programa. 

Apesar dos demais participantes acusarem o ator de beijá-lo por estratégia, o pernambucano disse que o momento foi libertador para ele: “Ele se despiu em rede nacional. Ele se despir me fez ter coragem de me despir. Ele não se escondia e fez eu não ter medo”, disse Gil.

A relação entre os dois já estava próxima desde o momento em que o economista acolheu Lucas, que estava sendo excluído e ‘cancelado’ pela casa. Depois disso, assim como Juliette e Sarah, eles se tornaram alvos do ‘grupão’.

Com a desistência do ator, Sarah, Gilberto e Juliette se uniram e formaram o querido G3. O trio era tido como favorito ao prêmio do BBB21, principalmente por ir contra o ‘Gabinete do Ódio’ — Karol Conká, Projota, Lumena e Nego Di. 

Eles até levaram a melhor no jogo, mas também saíram desfalcados no final. Assim que os antagonistas deixaram o reality, os problemas no paraíso começaram a surgir. 

A consultora de marketing começou a desconfiar de Juliette, e com fofocas, discussões e “briguinhas”, o G3 foi se afastando ao ponto que a paraibana voltou a ficar “sozinha” na casa e foi substituída por Fiuk no pódio de Gilberto. 

Desde então, a sua relação com Juliette foi motivo de amor e ódio. As desconfianças fizeram com que Gilberto e Sarah — até então, seus aliados — não poupassem as críticas pela casa. Mas o que eles não contavam era que Carla Diaz, escolhida para o Paredão falso, estivesse escutando toda a conversa do Quarto Secreto. 

Na ocasião, a atriz acompanhou uma conversa entre Gilberto, Sarah, Caio e Rodolffo no quarto do Líder, em que todos falaram mal da paraibana. Gil revelou estar com “ranço” da paraibana e a acusou de se aproximar de Viih Tube pela quantidade de seguidores nas redes sociais. Toda essa situação fez com que Juliette e Gilberto tivessem uma DR e decretassem o fim da aliança entre eles no jogo. 

Mas entre altos e baixos, os dois se reaproximaram de vez na reta final do programa e resolveram todos os conflitos: “Obrigado por me lembrar de tantas coisas importantes, por me ajudar a não me perder. Eu fiquei muito perdido aqui dentro e, mesmo eu te ferindo, tu ajudou a me reconectar. Obrigado", declarou Gil, em lágrimas, durante conversa com Juliette. 

Seu jeito intenso e explosivo, fez com que ele ‘causasse’ ainda mais na casa. O brother foi responsável por uma das primeiras brigas da edição ao bater de frente com Pocah, com direito a gritaria e choro. Na ocasião, o economista se exaltou e usou uma expressão nordestina: “Eu não vim do lixo pra perder pra basculho!”, disse ele. 

Pocah, que é carioca, não entendeu o que era o ‘xingamento’ e perguntou o significado. Mas o pernambucano, com os ânimos à flor da pele, não estava afim de explicar: “Não interessa!”, respondeu.

Na ocasião, o significado do termo "basculho" atingiu pico de pesquisas nas plataformas de buscas. 

Outra briga para a conta do pernambucano foi com Arthur e Karol Conká. Depois de uma fofoca por voto envolvendo seu nome, Gil explodiu e disse estar cansado das mentiras dos colegas de confinamento. 

Aos gritos, Gil chegou a pedir para sair do reality: “Chega, me tirem daqui. Me botem no paredão. Votem em mim. Eu estou indignado, quero sair daqui. Me botem no paredão. Eu não aguento mais, chega”.  A frase "Eu estou indignado!" virou meme e ficou eternizada no reality — e na cabeça do público também. 

No jogo, zerou todas as dinâmicas: foi líder três vezes, ganhou uma prova do anjo, atendeu o Big Fone, se livrou no Bate e Volta, fez bonito nas provas de resistência ao longo da temporada e disputou sete paredões, com direito a menor rejeição percentual na história do BBB. 

Quando assumiu a liderança, soube jogar e foi responsável por uma das maiores surpresas da edição. Depois de escutar um comentário de Rodolffo sobre o vestido do Fiuk, o economista se sentiu incomodado e resolveu indicá-lo direto para a berlinda. Para Gil, ele precisava ter essa postura diante das falas homofóbicas do cantor: “Já ouvi muito isso na igreja e não quero mais ficar calado", explicou ele.

Mas acabou pipocando quando não indicou Viih Tube para o paredão, já na reta final do reality. A youtuber perdeu a disputa pela liderança de propósito para sensibilizar o adversário e tentar escapar da berlinda. E deu certo! Gil percebeu a intenção de Viih, mas acabou caindo no jogo dela e mudou sua indicação. 

O economista também sofreu muito quando sua maior aliada e amiga, Sarah, deixou a casa mais vigiada. No momento em que a eliminação da sister foi confirmada por Tiago Leifert, Gil se descontrolou e surtou ao ver a amiga saindo do programa, se culpando e chorando descontroladamente no gramado da casa.  

Já as teorias sobre as dinâmicas do programa e os sonhos proféticos do pernambucano também não faltaram em sua trajetória.  

Mas um dos momentos mais icônicos de Gil do Vigor, com certeza foi a sua festa do líder Rainbow. O brother fez uma performance de Britney Spears, com direito a figurino e música, e ainda se emocionou com ‘Indestrutível’, de Pabllo Vittar. 

Além disso, Gil marcou a temporada pelas suas ‘cachorradas’. A melhor delas foi quando ele e Fiuk deram selinho e pularam pelados na piscina do BBB21, como comemoração por terem voltado do paredão. 

Gil do Vigor se mostrou intenso e autêntico, e conquistou uma torcida ‘vigorenta’ aqui fora. Apesar de não chegar na final, o pernambucano entrou para a história como um dos melhores personagens que o programa já teve. 

Já dizia Tiago: "Mas quanto vale entrar para a história? Quanto vale não ser esquecido jamais? Porque pensando assim, você ganhou o seu prêmio, você se mostrou, você foi aceito, você ensinou muita gente aqui fora a se amar e a se aceitar também. Você é um exemplo para todo mudo que um dia venha a se inscrever no Big Brother Brasil. Você é um orgulho para esse reality, é um dos maiores personagens da história do programa. Você é indestrutível e tudo já está bem. Volte sempre, Gil do Vigor", despediu-se o apresentador. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES