O adoecer psíquico e orgânico em tempos de pandemia

Como manter a saúde vascular em dia nesses tempos tão estranhos?

 mohamed hassan/PxHere
(foto: mohamed hassan/PxHere)

A pandemia do coronavírus chegou para valer e afetou os hábitos da sociedade completamente. O isolamento social, tão necessário para frear a progressão da doença, tem deixado as pessoas doentes. O sofrimento psíquico e orgânico é evidente nesse momento, além também do econômico.

As pessoas cansaram de ficar em casa. Estão saindo agora em procura de auxílio médico. Como angiologista, tenho atendido atualmente uma grande quantidade de pacientes que estão psicologicamente carentes e também com a saúde geral e vascular comprometidas.

A falta do convívio com familiares, com amigos e com colegas de trabalho tem aumentado significativamente o número de pacientes com depressão. As pessoas estão carentes, necessitando de um abraço, de um sorriso e de compania.

Esse sofrimento psíquico se reflete também no orgânico. Dores nas pernas, síndrome das pernas inquietas queimação nos membros inferiores são queixas rotineiras dos pacientes.

Outro achado que me chamou a atenção foi o aumento do número de pacientes com edema nas pernas. Isso tem uma relação direta com o confinamento nos lares, com a falta de deambulação e de atividades físicas. A imobilização favorece o acúmulo de líquidos nas pernas e pode causar o inchaço (edema em membros inferiores). O calor dos últimos dias também contribui ainda mais para agravar a situação.

Quais as alternativas para manter a circulação saudável então diante de tantas mudanças?

Algumas dicas são muito importantes:
 
- Procure manter uma dieta saudável, reduzindo o quantitativo de açúcares e de gorduras saturadas (frituras e gorduras de origem animal). Evite o consumo excessivo de sal e de alimentos embutidos. Procure ingerir frutas e verduras;
- Faça hidratação adequada, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia;
- Limite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evite o tabagismo, pois o mesmo está diretamente relacionado a quadros de obstrução nas artérias;
- Preserve a mente saudável: ler um bom livro, assistir a filmes e documentários;
- Evite uso excessivo de eletrônicos, como celulares e computadores, pois podem aumentar a ansiedade e também contribuem para o sedentarismo;
- Procure fazer as pequenas idas ao supermercado ou farmácia para comprar itens essenciais a pé, evitando o carro;
- Pratique exercícios físicos. Procure aos poucos tentar retornar a uma rotina de prática de exercícios, como, por exemplo, uma caminhada diária de 30 minutos. Lembre de usar as máscaras quando sair de casa, uma vez que a flexibilização não significa que se deva abandonar os cuidados de prevenção ao vírus, pois ainda não foi completamente ganha a guerra contra o COVID-19.

Se você costuma correr, nadar, praticar esportes e neste momento está impedido, seguem algumas dicas:

- Subir e descer escadas: é um ótimo exercício aeróbico. Pode utilizar as escadas do prédio ou de sua casa para se exercitar;
- Pequenos circuitos de caminhada dentro de casa ou no pilotis do prédio;
- Pular corda;
- Dançar: coloque uma música que goste e dance à vontade.

Deve-se mencionar também os exercícios para panturrilha, pois são muito importantes principalmente para os pacientes portadores de varizes, uma vez que auxiliam no bombeamento do sangue de volta para o coração. Voçê pode usar um degrau e fazer movimentos para ficar na ponta dos pés, para cima e para baixo repetidas vezes. Isso irá estimular a musculatura da panturrilha, ajudando a manter a força e a massa muscular do coração periférico (“batata da perna”).
Nesse momento crítico, mais do que manter uma circulação saudável, os exercícios também são imprescindíveis para manter a mente saudável:
“ Mens sana in corpore sano” : “uma mente sã num corpo são” é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.

Preservar a saúde vascular e a saúde mental e seguir em frente.
Em breve a guerra contra o vírus será vencida e que fiquem lições boas para o nosso futuro!
 
Tem dúvidas ou sugestões de tema? Envie email para Lgbez@terra.com.br