Os benefícios da atividade física para a circulação

Pessoas que praticam atividades físicas de forma regular têm maior sobrevida e menor prevalência de eventos como avc e infarto do miocárdio

Pexels
(foto: Pexels)

A atividade física regular traz muitos benefícios para saúde, não apenas para o sistema circulatório, mas também ao nível respiratório, músculo-esquelético, psicológico, oncológico, neurológico e endocrinológico.

 

Os benefícios cardiovasculares são muito importantes, uma vez que eventos clínicos graves que podem causar mortalidade, como derrame cerebral e infarto do miocárdio, podem ser reduzidos de forma significativa.

As pessoas que praticam atividades físicas de forma regular apresentam maior sobrevida e menor prevalência de eventos como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

O exercício ativa diversos mecanismos no organismo, que são responsáveis pela proteção e controle dos fatores de risco cardiovasculares, como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, o sobrepeso e o diabetes.

 

Esses efeitos benéficos irão ocorrer tanto na população em geral quanto nas pessoas com fatores de risco ou história prévia de eventos cardiovasculares, independentemente do gênero ou da idade.

 

Nas pessoas com eventos cardiovasculares prévios ( prevenção secundária), o exercício físico é essencial, devendo ser realizado em programas específicos de reabilitação e com orientação profissional adequada, causando um impacto significativo no prognóstico do paciente. [[]

 

Por outro lado, pode-se considerar o sedentarismo um verdadeiro problema de saúde pública, pois se constitui hoje emum dos mais importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O sedentarismo é um problema do século XXI. As pessoas estão hoje subjugadas ao vício digital, com o uso excessivo de celulares e computadores, não havendo tempo e interesse em colocar o corpo em movimento.

Nesse contexto, a prática de exercícios físicos é uma das principais recomendações para a prevenção da doença cardiovascular. Não é preciso ser atleta, pois basta a prática de 150 minutos por semana de um exercício de intensidade moderada (caminhada por exemplo) ou 75 minutos de intensidade elevada (como corrida). Uma caminhada de 30 minutos 5 dias por semana já é suficiente.


Em relação à circulação dos membros inferiores, a prática de caminhadas supervisionadas faz parte dos programas de tratamento dos quadros iniciais de obstrução nas artérias. Essas atividades diárias proporcionam o desenvolvimento da circulação colateral, que irá suprir por outras vias o caminho do sangue que antes era realizado nas artérias principais.

 

Pode-se fazer uma analogia com o trânsito. Quando a avenida principal está bloqueada, o tráfego deverá ser feito pelas ruas auxiliares paralelas, que deverão estar pavimentadas e abertas para receberem um maior fluxo. Também nas doenças das veias, o desenvolvimento da musculatura dos membros inferiores, principalmente a musculatura das panturrilhas, irá propiciar uma maior facilidade no bombeamento do sangue em direção ao coração, prevenindo o aparecimento e a progressão das varizes em membros inferiores.

Pela evidência crescente que sustenta esses benefícios e a maior divulgação e conscientização das pessoas, o número de praticantes regulares de exercício físico, tanto em nível recreativo quando em nível competitivo, tem aumentado nos últimos anos.


Deve-se ressaltar, principalmente naquelas pessoas de meia-idade e que nunca praticaram atividades físicas, a importância de uma avaliação médica prévia. Muitos praticantes iniciam o exercício já na idade adulta e podem ter fatores de risco descontrolados (pressão alta, hipercolesterolemia) necessitando uma avaliação médica, principalmente em atividades de maior intensidade. Dessa forma, está indicada a avaliação médica prévia ao início das atividades físicas nesses pacientes.

Como dica final, vale dizer que devemos nos movimentar. Ficar parado no mesmo lugar na maioria das vezes não é a melhor opção.

 

Se você tem dúvidas ou sugestões de temas, mande para Lgbez@terra.com.br