Aterosclerose: tratamento vai desde dieta até cirurgia; entenda

Depósito de gorduras e cálcio na parede interior das artérias reduz calibre dos vasos e diminui irrigação de sangue no coração, rins, cérebro e pernas

Wikipedia
Simulação de uma artéria coronária com passagem restrita de sangue (foto: Wikipedia)

A Aterosclerose ou Arteriosclerose é a principal causa de morte no mundo ocidental. É caracterizada, conforme vimos no artigo anterior, pelo depósito de gorduras e cálcio no interior da parede das artérias, reduzindo seu calibre e trazendo uma menor irrigação de sangue em determinados territórios ( coração, rins, cérebro, membros inferiores).

É muito importante o tratamento adequado do diabetes e também a abstenção de fumar, ou seja,  parar o tabagismo é um pilar fundamental do tratamento, medida sem a qual as demais recomendações surtirão pouco efeito.

O controle dos níveis elevados de colesterol no sangue pode ser feito através da dieta com baixos níveis de gordura e com uso de medicamentos. As estatinas são os principais medicamentos usados no tratamento e deverão ser sempre receitadas pelo médico.


A atividade física regular contribui de maneira importante para reduzir os níveis de colesterol e para aumentar a circulação colateral nos tecidos. Essa circulação irá suprir a deficiência causada pelo estreitamento das artérias, permitindo uma melhora no fluxo sanguíneo. A OMS ( Organização Mundial da Saúde ) recomenda 150 minutos semanais de atividades físicas. Uma caminha de 30 minutos 5 vezes na semana já é suficiente para cumprir essa meta.

O tratamento cirúrgico será realizado nos casos mais graves, porém mesmo os pacientes que forem operados deverão seguir as medidas anteriores como dieta, medicamentos e atividades físicas.

Existem dois tipo de cirurgia para desobstruir uma artéria:    


A) Cirurgia por Cateterismo ou Angioplastia
B) Cirurgia aberta ( ponte de safena)

Na cirurgia por Cateterismo ou Angioplastia, um balão especial é introduzido atravéis de um pequeno orifício da pele. Esse balão é posicionado no local de estreitamento ou obstrução e depois ele é insuflado, promovendo a dilatação da artéria. Após dilatar a artéria, um pequeno tubo de metal chamado STENT é colocado em seu interior para mantê-la aberta. Esse procedimento é feito na maior parte das vezes com anestesia local e a recuperação é muito rápida.

Stent é usado na angioplastia para manter artéria aberta para passagem de sangue
(foto: Stent é usado na angioplastia para manter artéria aberta para passagem de sangue)


A cirurgia aberta é utilizada nos casos de obstruções mais extensas, quando a angioplastia não consegue tratar a obstrução . A veia safena é retirada da perna e coxa, sendo utilizada para construir uma ponte que passa pela obstrução ( ponte de safena). São cirurgias mais extensas e com um período de recuperação maior que a angioplastia.

O Angiologista e Cirurgião Vascular é o médico indicado para esse tratamento. Como sempre, deixo bem claro que o melhor é a prevenção da doença. Isso pode ser alcançado com dieta alimentar equilibrada, não fumando e praticando regularmente exercícios físicos.

 

Se você tem dúvidas e sugestões de tema, mande para Lgbez@terra.com.br