Dietas para reduzir o colesterol são recomendadas?

Jair Amaral/EM/D.A Press
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
As recentes recomendações de diretrizes acabando com as dietas específicas para abaixar o colesterol nos deixam com várias interrogações com respeito ao seu papel na doença cardiovascular. Nessa nova recomendação elaborada pela Associação Americana de Cardiologia, os autores fizeram uma revisão dos estudos clínicos em humanos, que investigaram a relação entre o colesterol da dieta e os níveis sanguíneos de colesterol e o risco de doença cardiovascular, para estabelecer qual a real importância de se controlar o colesterol que nós ingerimos através da nossa dieta, na saúde do coração.

Eles afirmam que evidencias de estudos clínicos, conduzidos em diversos países, em geral, não indicaram uma associação significativa entre o colesterol que nós ingerimos e o risco de doença cardiovascular.

Recomendam, então, que a orientação dietética deve se sustentar em padrões dietéticos saudáveis, como a dieta do tipo do mediterrâneo ou a clássica dieta para redução e controle da hipertensão arterial, que geralmente apresentam um baixo teor de colesterol.

Esses padrões de dieta enfatizam o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura ou mesmo sem gordura, fontes de proteína magra, nozes, sementes e óleos vegetais.

E concluem que recomendar uma dieta específica para a redução do colesterol, com base no contexto dos alimentos que devem ser preferidos e ou evitados, desafia médicos e pacientes, além de pouco produtiva. Orientações que suportem padrões alimentares mais saudáveis, seguramente são mais factíveis, influenciando positivamente na melhora do padrão dietético e na promoção da saúde cardiovascular.

Por fim, vale lembrar que em torno de 70% do colesterol sanguíneo provêm da síntese no fígado e que independe da dieta. Cada vez mais fica lúcida a indicação das estatinas na redução do colesterol, sabendo que sua ação principal é no bloqueio das enzimas no fígado que produzem o colesterol.

Não estamos aqui, de forma alguma, fazendo apologia ao churrasco, de maneira que a observância de uma dieta equilibrada e saudável faz bem ao nosso coração.