Meias elásticas: qual a importância de seu uso?

Pacientes têm resistência à peça do vestuário porque alegam que esquentam e incomodam, mas é importante seguir a recomendação do médico

Divulgação
Existem várias opções de meias elásticas para mulheres e homens (foto: Divulgação)

Pode-se dizer que os óculos são utilizados para a correção dos distúrbios visuais assim como as meias elásticas, para o tratamento das varizes. Em ambos os caos, são indispensáveis para o tratamento.

Os pacientes de uma forma geral têm resistência muito grande ao uso de meias elásticas. Existe a cultura já enraizada de que as meias incomodam e esquentam, principalmente em nosso país, de clima tropical.

As meias elásticas são a versão moderna das faixas utilizadas na Antiguidade. Os egípcios já usavam as faixas de linho para preservar as múmias dos faraós e de outras figuras ilustres. Hipócrates, o pai da Medicina, usava as faixas para tratar as hemorragias causadas pelas varizes. As primeiras meias elásticas foram criadas há cerca de 150 anos (1848 – Wilian Brown).

Hoje, existe toda uma tecnologia e uma ciência para a confecção das meias elásticas. As meias elásticas são feitas sob medida para cada perna. Elas comprimem mais ao nível dos pés e menos à medida que sobem. Isso propicia o bombeamento do sangue de volta ao coração. A quantidade de sangue represado nas pernas diminui e a circulação melhora. As veias dilatadas (varizes) têm o diâmetro diminuído, favorecendo também a ação de suas válvulas e retorno do sangue venoso.

Recentemente, foram desenvolvidas meias com materiais antialérgicos, como o algodão, e também meias com microfibra Tactel, que permitem adaptação climática, esquentando no frio e refrescando no calor. Essa fibra de Tactel é muito fina, com um calibre cinco vezes menor que um fio de cabelo.

A meia elástica é uma receita médica. Devem ser tomadas as medidas do tornozelo, panturrilha e da altura que vai da planta do pé até a base do joelho. As diferentes compressões também devem ser indicadas pelo médico para cada paciente de acordo com a doença e sua severidade. O uso correto vai beneficiar em muito os pacientes, tanto em relação ao tratamento dos quadros de varizes e tromboses venosas, quanto em relação à prevenção.

Existem situações nas quais o uso das meias é quase obrigatório, como em viagens prolongadas ou ao permanecer parado em pé ou sentado por períodos prolongados. Sempre que a bomba muscular da panturrilha ( “batata da perna”) não trabalha, como ao ficar em pé parado, por exemplo, as meias serão de grande utilidade. No pós-operatório das cirurgias de varizes, as meias ajudam muito na recuperação e no resultado final do procedimento. As meias elásticas, se usadas constantemente, duram cerca de seis meses. Depois desse prazo, as fibras perdem a elasticidade e devem ser substituídas.

É muito importante que a pessoa portadora de varizes faça controle periódico com o angiologista. Prevenir é sempre melhor que tratar. O uso das meias elásticas é uma forma bastante eficiente de prevenir o aparecimento e o desenvolvimento das varizes.

Dúvidas? Mande pra mim: Lgbez@terra.com.br