Como prevenir o aparecimento das varizes em membros inferiores?

Prevenir é sempre melhor que remediar. Existem diversas ações a serem adotadas que previnem o aparecimento e também a progressão da doença

Flickr
(foto: Flickr)

A prevenção de varizes é feita evitando as condições que causam a doença. A predisposição hereditária ou familiar não pode ser evitada, porém aquelas pessoas que apresentam uma tendência já familiar ao desenvolvimento das varizes devem ficar mais atentas com relação às medidas preventivas.

O maior fator de risco para o aparecimento das varizes é ficar em pé ou sentado, parado na mesma posição por longos períodos. Deve-se procurar realizar movimentos com a panturrilha a intervalos regulares ou então levantar-se da cadeira quando sentado a cada hora. Pequenas caminhadas também irão ativar a contração da musculatura das pernas e o retorno do sangue em direção ao coração, evitando dessa forma a sobrecarga sobre as veias das pernas. O ser humano, ao assumir a postura de pé( postura bípede), por si só acarretou maior predisposição para o surgimento das varizes (devido ao efeito da força gravitacional sobre a coluna de sangue nas pernas).

Os hábitos de vida saudáveis, como a prática de uma atividade esportiva, a alimentação saudável evitando o excesso de gorduras e de açúcares, o combate ao sobrepeso e ao sedentarismo são muito importantes na prevenção das varizes.

Sabe-se que o sedentarismo e o sobrepeso estão diretamente relacionados ao surgimento das varizes nas pernas. A atividade física regular, seja uma caminhada diária de 20 a 30 minutos ou a prática de um esporte, além de condicionar os músculos das pernas responsáveis pela drenagem do sangue, também contribui para controlar o peso e evitar a obesidade.

Além de ajudar na prevenção das varizes, a atividade física regular diminui o estresse, melhora o controle da pressão arterial, da glicose e do colesterol e também ajuda na prevenção da osteoporose. Como já dizia Hipócrates, o pai da Medicina, "caminhar é sempre o melhor remédio".

Para se combater o excesso de peso como causador de varizes, deve-se procurar uma alimentação mais saudável e balanceada, com mais frutas, verduras e legumes. Deve-se procurar comer menos e melhor. Quem não quer ter varizes deve procurar manter o peso em níveis próximos do normal.

O uso de pílulas anticoncepcionais também deve ser evitado na medida do possível pelas pacientes que apresentam uma tendência hereditária ao surgimento das varizes. Os hormônios das pílulas representam um risco a mais no surgimento das varizes e também aumentam o risco de tromboses e embolia pulmonar.

As meias elásticas de compressão são de fundamental importância na prevenção e também no tratamento das varizes. Pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas deveriam utilizar as meias de forma rotineira, pois as meias melhoram a drenagem venosa do sangue represado nas pernas, favorecendo a prevenção e a menor progressão das varizes já existentes.

O próprio tratamento das varizes já existentes também é uma forma de prevenção e progressão da doença. Nas próximas semanas, abordarei aspectos relacionados ao tratamento.

Boa leitura a todos.


E se você tem dúvidas, perguntas, mande pra mim pelo email lgbez@terra.com.br