Sangue nas fezes e anemia podem ser sinais de câncer colorretal

Sintomas apontam para a necessidade de endoscopia e acompanhamento oportunos

Freepik
(foto: Freepik)

Como o número de casos de câncer colorretal (CCR) de início precoce diagnosticados antes dos 50 anos continua a aumentar, a detecção precoce tornou-se cada vez mais importante. A mídia e os jornais têm noticiado que vários artistas, cantores e famosos anunciaram publicamente que receberam o diagnóstico de CCR. Todos eles jovens, com idade abaixo dos 50 anos, o que espelha exatamente a mudança epidemiológica que a doença tem sofrido nas últimas décadas. Tais mudanças podem ser justificadas, não só por mecanismos genéticos, mas também pelos epigenéticos, como os maus hábitos de vida da atualidade, a saber: alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. Devemos igualmente ressaltar a grande melhoria do acesso aos exames diagnósticos.

Um novo estudo recentemente publicado no Jornal do Instituto Nacional do Câncer dos EUA identificou quatro sinais e sintomas que podem servir como bandeiras vermelhas para facilitar a detecção precoce do CCR de início precoce. Os sinais e sintomas são sangramento retal, anemia por deficiência de ferro, dor abdominal e diarreia.

Dois sintomas em particular - sangramento retal e anemia por deficiência de ferro - apontam para a necessidade de endoscopia e acompanhamento oportunos. A anemia nesses casos surge devido à perda crônica de sangue pelas fezes, o que pode ocorrer inclusive de forma oculta, pelo sangramento microscópico, o qual é imperceptível aos nossos olhos.

O câncer colorretal não é simplesmente uma doença que afeta pessoas mais velhas; é mister portanto que os adultos mais jovens estejam cientes e atuem sobre esses sinais e sintomas potencialmente muito reveladores - principalmente porque pessoas com menos de 50 anos são consideradas de baixo risco e não recebem, via de regra, rastreamento rotineiro de câncer colorretal.

As pessoas, especialmente os mais jovens, se sentem constrangidos em falar sobre suas fezes. E o surgimento de sangramento fecal pode inclusive aumentar ainda mais esse constrangimento. Mas sangue nas fezes pode ser um sinal de que algo precisa de atenção em nosso corpo, por isso sempre é muito valoroso a procura imediata de um médico para que o problema seja relatado e investigado.

Sangue nas fezes pode ser causado por muitos problemas diferentes

Existem muitas razões diferentes pelas quais podemos ter sangue nas fezes. Hemorróidas, ou veias inchadas na parte inferior do reto, são uma causa comum. Outras condições que podem causar sangue nas fezes são:

- Prolapso retal

- Pólipos retais

- Úlceras no reto

- Lesão da mucosa (tecido de revestimento) no sistema colorretal

- Fissuras anais

- Hemorragia diverticular

- Doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa ou doença de Crohn

- Câncer colorretal

Algumas dessas afecções, como hemorróidas, fissuras ou prolapso, podem estar relacionadas à constipação e esforço ou, do outro lado do espectro, podem estar relacionadas a muitas fezes mais soltas.

Só há uma maneira de encontrar a verdadeira causa do sangue nas fezes

Embora muitos problemas possam causar sangue nas fezes, há apenas uma maneira de se verificar adequadamente - um exame retal e uma colonoscopia. Com os dados nos dizendo que mais pessoas jovens estão tendo câncer colorretal, a maioria dos médicos dirá: 'vamos fazer uma colonoscopia', o que nem sempre é bem aceito pelos pacientes, mas fundamental para a correta elucidação dos sinais apresentados e a chance ímpar de um diagnóstico precoce e cura pelo tratamento, em caso de CCR.

Uma colonoscopia é um exame de todo o intestino grosso (cólon e reto), que é realizado enquanto estamos sedados. Requer preparação, que inclui beber uma solução laxante para a limpeza adequada do cólon. Sabemos que a colonoscopia não é um exame confortável, mas a maioria das pessoas pode tolerá-la facilmente. O procedimento não é muito longo e a recuperação é curta. Este exame deve ser realizado como rastreamento a partir dos 54 anos, ou mesmo em idade mais precoce em portadores de síndromes hereditárias de predisposição ao CCR, como a Síndrome de Lynch.

Por outro lado, devemos ressaltar que toda anemia causada deficiência de ferro em adultos também deve ser investigada adequadamente, e com especial enfoque em eventuais perdas microscópicas de sangue pelo aparelho digestivo, o que em geral não é perceptível pela coloração das fezes. Nesses casos, exames como colonoscopias e endoscopias digestivas altas também devem ser indicados na propedêutica.

Prestemos atenção na aparência do sangue nas fezes

O sangue nas fezes também pode aparecer de várias maneiras, e a aparência do sangue pode dar pistas sobre o que está acontecendo em nosso corpo. O sistema digestivo de um adulto, incluindo esôfago, estômago e intestinos, pode ter até 9 metros de comprimento, e o sangue nas fezes pode vir de qualquer parte ao longo dele. Uma boa descrição da aparência e da quantidade de sangue pode ajudar o médico a identificar o problema. Sangue vermelho brilhante pode ser algo baixo no cólon ou no reto, como sangramento diverticular ou hemorróidas, sangue mais escuro pode ser de uma parte superior do cólon.

 

Se o sangue for mais preto ou parecido com alcatrão, isso pode sinalizar um problema no intestino delgado ou no estômago. Se o sangue estiver apenas no papel ao nos limparmos, mas não nas fezes, é mais provável que sejam hemorróidas ou fissuras anais, o que deve ser confirmado pelo exame médico. O sangue de pólipos ou câncer colorretal pode aparecer de várias maneiras. Se um pólipo ou tumor estiver baixo no reto, poderemos ver sangue vermelho brilhante semelhante ao que pode ser visto com hemorróidas. Tumores que sangram lentamente no início do cólon podem resultar em fezes vermelho-escuras ou pretas. Ou os tumores podem perder quantidades microscópicas de sangue que podem tornar as fezes um pouco mais escuras ou que podem não alterar a cor das fezes.

Sangue intermitente também deve ser verificado


O sangue nas fezes pode ir e vir, mas isso não significa que deva ser ignorado. Pode parecer muito pessoal falar sobre sangue nas fezes, por isso é tentador esperar para ver se ele desaparece sozinho. Mas os cânceres podem sangrar por um tempo e depois não mais. Por isso, mesmo em situações de intermitência, é importante procuramos um médico.

Outros sintomas


Podemos ter outros sintomas relacionados ao sangue nas fezes. Aqui estão alguns sinais adicionais de que o sangue nas fezes pode ser mais preocupante:

- Anemia e/ou sensação de tontura

- Dor no peito e falta de ar

- Dor no abdômen, pelve ou reto

- Febre

- Náusea e vômito

- Dor ou dificuldade em engolir

- Icterícia(coloração amarelada nos olhos, pele e mucosas)

- Perda de peso significativa e inexplicável

Devemos ouvir nosso corpo

Muitos problemas de saúde existem mesmo antes do início dos sintomas. Isso significa que, quando temos sintomas, eles devem sempre devem ser levados a sério e pronta e corretamente avaliados por um especialista.