Queimação nos pés pode significar problema de circulação?

Saiba quais os motivos que levam à queimação nos pés

None
É muito comum o paciente comparecer ao consultório do angiologista com queixas de queimação nos pés ou até sensação de formigamento. Isso pode indicar algum problema circulatório.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que essa queixa de queimação pode ter origens as mais diversas e pode sim ter relação com a circulação. Diversos fatores podem estar relacionados com a queimação nos pés.

A queimação nos pés pode ocorrer devido à lesão nos nervos das pernas ou dos pés, devido a situações como a neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais ou lesões que afetam a coluna e o trajeto dos nervos, por exemplo. Muitas pessoas podem ter a sensação de queimação ou calor nos pés por diversos outros motivos, desde alterações da circulação do sangue ou até o uso de calçados inadequados nos pés ou lesões nos ligamentos e músculos dos pés, na condição conhecida como fasceíte plantar.

As causas mais comuns de queimação nos pés são:

- Neuropatia diabética: surge como consequência do diabetes e é
caracterizada pela degeneração progressiva dos nervos, havendo diminuição da sensibilidade dos pés também. Esse tipo de complicação é mais comum de acontecer em pessoas que não fazem o tratamento adequado do diabetes, apresentando níveis elevados constantes de glicose no sangue;

- Fasceíte plantar: é a inflamação do tecido fibroso que reveste a planta dos pés (fáscia plantar). Costuma ocorrer em pessoas com excesso de peso, que praticam atividades de alto impacto como corridas de longas distâncias ou em pessoas que usam saltos altos por longos períodos;

- Alterações circulatórias: os pacientes com varizes em membros inferiores podem apresentar queixas de queimação, dor e peso nas pernas, principalmente ao final do dia ou ao permanecer em pé por longos períodos. Isso ocorre devido à dificuldade do retorno do sangue das pernas em direção ao coração, condição conhecida como insuficiência venosa;

- Alterações nos pés: exercícios físicos intensos, uso de calçados inadequados, pé plano ou alterações na pisada podem provocar dor e queimação, principalmente ao final do dia;

- Infecções: herpes-zoster ou síndrome de Guillain-Barré podem causar inflamações nos nervos periféricos do corpo, provocando dor, formigamento e queimação no território atingido;

- Lesões na coluna que afetam o trajeto dos nervos: hérnias de disco, artroses na coluna (popularmente conhecida como “bico de papagaio”) ou desvios posturais podem afetar as raízes nervosas que se dirigem para os membros inferiores, causando queimação, formigamento e dor.

Para aliviar a queimação é necessário fazer o diagnóstico correto da doença causadora, o que exige sempre a avaliação de um médico especialista, seja angiologista, ortopedista ou reumatologista. No caso dos pacientes diabéticos, é indispensável o correto controle dos níveis de glicose no sangue, sendo importante também a consulta com o endocrinologista.

Podem ser indicados medicamentos específicos para casos de neuropatia, sendo os mais utilizados a gabapentina, a pré-gabalina e a amitriptilina. Os exercícios físicos adequados de alongamento e fortalecimento muscular (pilates ou ginástica), a adoção de hábitos de vida saudáveis e o controle do sobrepeso também se tornam indispensáveis para o sucesso do tratamento.

Repousar os pés, mantendo as pernas elevadas e o uso de meias elásticas são importantes para aqueles pacientes que apresentam problemas de varizes, pois são medidas que ajudam a melhorar o retorno venoso. O correto tratamento das varizes com aplicações a laser, espuma ou cirurgia deverá ser indicado pelo médico especialista da área (angiologista).

Já nos casos de alterações nos pés ou na forma de pisar, a utilização da correção com calçados apropriados ou uso de palmilhas pode ajudar a reduzir a sobrecarga nos músculos e ossos da região. A realização de fisioterapia também é recomendada, principalmente como forma de aliviar deformidades e corrigir a postura.