Mãos e pés frios podem indicar problemas vasculares?

Essa condição é usualmente vista em mulheres jovens, desenvolve-se lentamente ao longo dos anos, compromete pés e mãos, que se mostram permanente cianóticos ( com coloração azulada) e frios

None
É muito comum o paciente comparecer ao angiologista com a queixa de que as mãos e os pés estão frios, principalmente agora com a chegada do inverno. Isso é sinal de que a circulação não vai bem ?
Em primeiro lugar, para não assustar os leitores, deixo claro que na grande maioria das situações, essa alteração de frialdade das mãos e pés é de caráter benigno. Está relacionada a uma característica da fisiologia de cada pessoa, ocasionando uma resposta exacerbada dos vasos sanguíneos ao frio ( os vasos das extremidades se contraem acarretando o que se chama de vasoespasmo, levando á frialdade nos pés e mãos). O tratamento é feito com a proteção da extremidade ao frio ( uso de luvas e meias de lã). Não há motivos para preocupação, é uma resposta natural do organismo ao frio.

Em 1930, Lewis e Landis descreveram uma situação chamada de acrocianose, quando ocorre frialdade e alterações da coloração das extremidades. Essa condição é usualmente vista em mulheres jovens, desenvolve-se lentamente ao longo dos anos, compromete pés e mãos, que se mostram permanente cianóticos ( com coloração azulada) e frios. 

Melhoram com o calor e pioram durante o frio. É uma condição também benigna, porém exige a avaliação médica para diferenciá-la de outras condições clínicas, como trombose arterial ou venosa.O tratamento também é feito com a proteção da extremidade ao frio.

No entanto, para uma minoria dos pacientes, a frialdade nas extremidades pode ser sinal de doença vascular. E aqui cabe ressaltar que o auxílio médico se torna indispensável.  Geralmente nesses casos, além da frialdade há outros sinais e sintomas indicando que algo não vai bem. Esses sinais são uma dor forte e persistente nos pés, a presença de coloração azulada ( cianose) e feridas dolorosas e de difícil cicatrização. Esses são sinais característicos de uma trombose ou obstrução nas artérias, causada na maior parte das vezes pela aterosclerose. 

aterosclerose é uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura no interior das artérias, levando ao seu entupimento e deficiência na circulação sanguínea, particularmente ao nível dos pés. Assim estes se tornam frios, podendo ainda haver dor e feridas. As principais causas da aterosclerose são o tabagismo, o diabetes e as dislipidemias ( níveis de colesterol alto no sangue).

Existem ainda as doenças chamadas de vasculites, que são processos inflamatórios que atingem os vasos sanguíneos muito pequenos das extremidades e eu podem também causar quadros de frialdade e palidez nas extremidades. È o que se chama de fenômeno de Raynauld e está associado a doenças reumatológicas, com o Lúpus e a Esclerodermia. Esses casos devem ser avaliados sempre por um médico especialista da área de Reumatologia.

Cada uma dessas doenças aqui citadas tem um tratamento bastante específico e o angiologista é o especislista mais adequado para identificar situações nas quais possam haver problemas mais graves associados.

Já procurou seu angiologista para uma avaliação vascular? É sempre importante ter a saúde em dia, ainda mais a saúde vascular, tão importante para a manutenção de uma vida com qualidade.