Colesterol alto: como prevenir e tratar?

A hipercolesterolemia é das principais causas de alterações circulatórias, podendo levar a infarto, derrame e amputações em membros inferiores

James Timothy Peters/ Pixabay
Alimentos gordurosos não são recomendados para quem quer ou precisa controlar o índice de colesterol (foto: James Timothy Peters/ Pixabay )

Um dos grandes responsáveis pelos problemas circulatórios como estreitamentos e obstruções na circulação é o colesterol. Os níveis altos de gorduras no sangue (colesterol e triglicérides) acabam por se depositar no interior das artérias, levando com o tempo ao seu entupimento.

É muito importante estar atento a esse problema. A hipercolesterolemia (colesterol elevado) é uma das principais causas de alterações circulatórias, podendo levar a infartos do coração, derrames cerebrais e amputações em membros inferiores.

A alimentação saudável e com baixos níveis de gorduras saturadas é um fator fundamental de prevenção. Deve-se evitar o excesso de gorduras de origem animal, excesso de frituras e de alimentos embutidos (salames; salsicha). A alimentação saudável deve sempre levar em consideração a seguinte premissa: “ Mais natural e menos industrializado”. Procurar ingerir mais frutas, verduras e legumes. Reduzir a ingestão de gorduras.

Preferir leite desnatado ao leite integral. Trocar a carne de boi por peixes ou peito de frango. Aumentar a ingestão de fibras (aveia; linhaça; chia). Os alimentos ricos em Ômega 3 (salmão, atum) são muito benéficos para a circulação. O ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e também auxilia no controle da pressão arterial, devido a sua ação vasodilatadora. Já a utilização de cápsulas de ômega 3 deve ser indicada por médico ou nutricionista, que avaliará o histórico do paciente e suas necessidades, indicando quanto, quando e como se deve tomar.

atividade física é essencial para a prevenção e o tratamento da hipercolesterolemia. Conforme já anotamos em artigos anteriores, a recomendação é uma atividade leve a moderada por 150 minutos semanais, o que pode ser conseguido com 30 minutos de caminhada por 5 dias na semana.

O controle dos níveis elevados de colesterol no sangue pode ser feito através do uso de medicamentos também, os quais deverão ser sempre receitados por um médico. As estatinas (sinvastatina; rosuvastatina) são os principais medicamentos usados no tratamento.

É muito importante o tratamento adequado do diabetes e a abstenção de fumar, ou seja, parar o tabagismo é um pilar fundamental do tratamento. O controle da obesidade terá efeitos benéficos sobre os níveis do colesterol sanguíneo também.

Vale a pena recordar aqui a Síndrome Metabólica, que está diretamente relacionada ao aumento dos níveis de gorduras no sangue. Essa síndrome engloba um conjunto de alterações que levam a um aumento da incidência de aterosclerose:

- diabetes tipo 2;
- hipertensão arterial;
- colesterol e triglicérides elevados.

Conforme venho escrevendo nas diversas colunas, os fatores relacionados com a boa saúde vascular estão todos ligados entre si. Um fator influencia diretamente o outro e os pilares fundamentais do tratamento serão sempre uma dieta saudável, atividade física regular, controle do diabetes e abstenção do fumo.

Vamos aproveitar os tempos atuais para mudar os hábitos de vida e recomeçar sempre com foco na saúde, pois sem ela nada podemos fazer.

Boa leitura a todos!

E se você tem dúvidas sobre este tema ou sugestão de assunto para a coluna, envie email para Lgbez@terra.com.br