Quais são os sinais de alerta para procurar o angiologista na quarentena?

Algumas situações exigem que se procure o médico sem demora, a fim de evitar complicações. As doenças vasculares continuam a existir e várias delas necessitam de assistência imediata

Wikimedia
Imagem de varizes com hiperpigmentação (foto: Wikimedia)

Durante a pandemia do coronavírus e na vigência da quarentena, as pessoas estão confinadas em seus lares e a maioria das consultas médicas de rotina e acompanhamento foram interrompidas. 

Algumas situações exigem pórém que se procure o médico sem demora, a fim de evitar complicações. As doenças vasculares continuam a existir e várias delas necessitam de assistência por parte dos médicos.

Na área de Angiologia e Cirurgia Vascular, algumas doenças são importantes de se destacar, pois irão exigir um atendimento mais rápido:

- Trombose venosa profunda ( formação de um coágulo nas veias profundas);
- Trombose ou embolia arterial ( formação de um coágulo nas artérias);
- Erisipela ( infecção na perna);
- Úlcera ou feridas nos pés ou pernas.

Alguns sinais e sintomas podem ser facilmente percebidos pelo paciente e alertá-lo sobre a necessidade de atendimento médico:

- A presença de dor súbita ou edema inchaço) nos membros inferiores poderá ser um dos indicativos de uma Trombose Venosa Profunda. Geralmente o quadro de trombose venosa ocorre quando o paciente apresenta também algum fator de risco associado, como uso de hormônios (anticoncepcionais orais ou reposição hormonal), imobilização por algum traumatismo ou cirurgia recente ou então uma neoplasia (câncer) associada;

- Dor de forte intensidade e de início súbito na perna ou braço, associada a diminuição de temperatura, perda de movimento e cianose dos dedos (coloração azulada) podem indicar uma obstrução (entupimento) de uma artéria. O mais comum é que ocorra em pacientes com história de tabagismo, diabetes ou arritmias cardíacas;

- Vermelhidão na perna, associada a febre, calafrios e mal-estar é indicativo de erisipela, infecção que ocorre na pele e pode se alastrar por todo o membro. Esse quadro foi descrito em maiores detalhes em artigo publicado aqui no portal no início deste mês;

- Pacientes que apresentem úlceras (feridas) nas pernas e nos pés também necessitam de avaliação e acompanhamento. Essas úlceras, quando causadas por diabetes e tabagismo, são indicativas de obstrução (entupimento) nas artérias e podem acarretar amputações nos casos mais graves e quando não adequadamente tratadas. Pacientes com varizes calibrosas e sequelas de trombose também podem apresentar úlceras, sendo necessários curativos frequentes e avaliação médica quando a evolução não está favorável (presença de secreção com odor, vermelhidão e dor podem ser indicativos de um processo infeccioso associado à ferida).

A pandemia deslocou todos os esforços e recursos do sistema de saúde para atendimento dos pacientes portadores de coronavírus. As demais doenças porém continuam a existir e demandam também atendimento e acompanhamento médico.

Os Angiologista e Cirurgiões Vasculares continuam a tratar de seus pacientes e estão disponíveis para prestar assistência nessas situações que exigem atendimento e acompanhamento. Diversos protocolos de atendimento para segurança dos pacientes e profissionais de saúde estão sendo adotados nos hospitais e consultórios, como espaçamento no horário entre as consultas para evitar aglomerações nas recepções, uso de máscaras e fornecimento de álcool em gel para higienização das mãos.

Não deixe de procurar seu médico caso tenha algum dos sinais ou sintomas aqui descritos.

Saúde em primeiro lugar!

Se você tem dúvidas sobre este artigo ou quer sugerir temas para a coluna, envie email para Lgbez@terra.com.br