Os benefícios da alimentação saudável para a circulação

Melhora do sistema imunológico, do sono e do funcionamento intestinal, controle da hipertensão arterial, da obesidade e do diabetes são alguns dos benefícios

Pixabay
(foto: Pixabay)

O sistema circulatório, constituído por artérias, veias e vasos linfáticos, é um dos mais importantes do organismo.

Esse sistema realiza o transporte de oxigênio e nutrientes para todos os órgãos do corpo humano. A alimentação influencia diretamente no funcionamento da circulação.

Por exemplo, quando se ingere muita gordura trans ou saturada (gorduras de origem animal), ocorre um aumento nos níveis de colesterol no sangue, favorecendo a aterosclerose e o entupimento da circulação.

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais ajuda, por outro lado, a manter a saúde dos vasos sanguíneos.

Ter uma boa alimentação, além de ajudar na circulação, proporciona uma série de benefícios, dentre os quais podemos citar:

- Melhora do sistema imunológico;

- Melhora do sono;

- Melhora o funcionamento intestinal;

- Controle da hipertensão arterial;

- Controle da obesidade e do diabetes.

Começando pelo mais simples, como ingestão de água, a hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento do organismo e principalmente da circulação. A ingestão de pelo menos 2 litros por dia é fundamental para manter o organismo saudável. Isso deve ser reforçado mais ainda em dias quentes e no verão.

A diminuição da ingestão de sódio (sal) é fundamental para controle da pressão arterial. Um dos pilares fundamentais do tratamento da hipertensão arterial é a diminuição da quantidade de sal na alimentação. A recomendação de ingestão de sal deve ser de no máximo 5g por dia ou 200mg se sódio. A do brasileiro está em torno de 12g de sal por dia, mais que o dobro do indicado. Pode-se substituir o sal por ervas, especiarias, vinagre e limão para temperar os alimentos.

alimentação saudável deve sempre levar em consideração a seguinte premissa: “Mais natural e menos industrializado”. Procure ingerir mais frutas, verduras e legumes. Reduza a ingestão de gorduras.

Deve-se evitar a ingestão excessiva de alimentos que já incluem sal, como embutidos ( salsicha, presunto, salame, linguiça, paio, calabresa), conservas e enlatados (milho, patês, azeitonas em conservas), salgadinhos fritos (coxinhas, salgadinhos de pacotes) e molhos prontos ( catchup, shoyu).

Os alimentos ricos em Ômega 3 (salmão, atum) são muito benéficos para a circulação. O ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e também auxilia no controle da pressão arterial, devido a sua ação vasodilatadora.

Já a utilização de cápsulas de ômega 3 deve ser indicada por médico ou nutricionista, que avaliará o histórico do paciente e suas necessidades, indicando quanto, quando e como se deve tomar.

Além disso, ressaltamos novamente todos os hábitos saudáveis para uma boa saúde vascular, como o exercício físico regular, controle da obesidade e a abstenção do fumo.

São medidas eficazes para se ter uma vida longa e com qualidade, livre dos problemas circulatórios.


Se você tem dúvidas ou sugestão de temas, envie para Lgbez@terra.com.br