Existem exercícios físicos que envelhecem?

Corrida e ciclismo, por exemplo, têm muitos benefícios mas também podem provocar perda de gordura da face e manchas e rugas por causa do sol

PixNio
(foto: PixNio)

A prática diária de exercícios físicos faz muito bem para o nosso corpo, de forma geral. Os benefícios são incontáveis, desde a melhora da circulação sanguínea até menores níveis de estresse. Entretanto, existem algumas práticas que realmente podem acelerar o ritmo do envelhecimento.

A corrida e outros exercícios aeróbicos extenuantes como o ciclismo, por exemplo, podem causar alterações na pele e nos tecidos subcutâneos que refletem diretamente na aparência da pessoa. O “emagrecimento” do rosto é a principal alteração. Quando se pratica corrida com muita frequência acontece a perda de compartimentos de gordura da face que são importantes para a sustentação da pele e dos demais tecidos. Possivelmente vocês já notaram alguém que pratica corrida e tem o rosto muito magro.

Outra alteração provocada por essa atividade física é o estiramento da pele e o rompimento das fibras de colágeno de forma acelerada. Isso ocorre pelo impacto mecânico que a atividade proporciona. Por último, é comum que pessoas que praticam corrida na rua usem proteção solar de forma inadequada ou insuficiente, o que aumenta as manchas e as rugas de fotoenvelhecimento.
 
Sei que existam pessoas que praticam corrida por amor e que não deixariam de correr por nada no mundo. Para essas, a dermatologia pode oferecer algumas soluções - quando se trata de perda de gordura, podemos indicar preenchimento dos locais mais afetados com ácido hialurônico, uma substância natural do nosso corpo que pode ser produzida em laboratório e injetada na face. Esse procedimento ajuda a recuperar a aparência saudável e eutrófica.

Pixabay
(foto: Pixabay)


Quando o problema é perda de colágeno na pele podemos orientar o uso oral de peptídeos de colágeno hidrolisado. Há evidências científicas que sugerem uma boa eficácia do uso de colágeno oral a longo prazo. Outra opção é a injeção de bioestimuladores, substâncias que promovem um aumento da produção de colágeno pelas próprias células do organismo. Dois exemplos são a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e o ácido polilático (Sculptra).

Para proteção solar dos corredores, a orientação é utilizar blusas com proteção ultravioleta e utensílios como óculos escuros e bonés. Os protetores solares também devem ter características especiais: a primeira delas é que ele seja à prova d’água, pois o suor excessivo pode “lavar” o produto. Outra característica importante é um alto fator de proteção solar (FPS) para raios ultravioleta A e B.

Por último, a textura do protetor influencia bastante na duração e eficácia nos esportes. Hoje em dia, existem protetores solares especiais para quem pratica esse tipo de atividade física. Os produtos com formato de cera em bastão são os mais indicados, pois além de alto FPS eles podem resistir à água e ao suor por até quatro horas. 

Finalmente, para aqueles que querem praticar atividade física, mas querem retardar o processo de envelhecimento, sugiro a prática de musculação, pois essa atividade mantém a firmeza e elasticidade dos tecidos por mais tempo.

Alguma dúvida sobre esse assunto? Mande pra mim pelo e-mail nadiabavoso@hotmail.com