Como tratar as varizes em membros inferiores?

A cura passa por tratamento clínico, escleroterapia, que pode ser convencional, por espuma ou a laser e a cirurgia

PxHere
(foto: PxHere)

Existem diversas formas para se tratar as varizes em membros inferiores. As principais são o tratamento clínico, a escleroterapia (convencional, espuma, laser) e a cirurgia.

O tratamento clínico se constitui basicamente nas medidas de prevenção descritas no artigo da semana passada: hábitos de vida saudáveis, combate ao sedentarismo e ao sobrepeso e uso de meias elásticas. Essas medidas de tratamento clínico são indispensáveis para o correto controle das varizes.

Alguns medicamentos flebotônicos podem ser úteis para o controle dos sintomas das varizes, como dores, peso, sensação de cansaço e queimação. Esses medicamentos não eliminam as varizes, mas são importantes auxiliares do tratamento e devem ser sempre prescritos por um médico.

Já a eliminação das varizes se consegue através da escleroterapia ou da cirurgia. De uma maneira geral, a escleroterapia é indicada para os vasinhos e as varizes de calibre menor, enquanto a cirurgia será realizada nas varizes de maior calibre.

A escleroterapia ou aplicação consiste na injeção de um medicamento dentro da veia que irá causar uma obstrução e depois desaparecimento dessa veia. Diversos tipos de medicamentos podem ser utilizados, sendo os mais comuns a glicose ou o polidocanol. O tratamento é realizado em etapas ou sessões. Pode ser usada a técnica convencional com o uso da glicose ou então a técnica da espuma com o uso do polidocanol.

 

                               Leia também: saltos altos causam varizes?

 

Na técnica da espuma, o médico mistura o medicamento com o ar ambiente através de uma torneirinha e depois esse medicamento é injetado no interior da veia como no método convencional. Com essa técnica de espuma, o medicamento assume uma forma muito mais potente, permitindo o tratamento de veias mais calibrosas que antes só podiam ser tratadas com a cirurgia. A escleroterapia é um tratamento que deve ser feito exclusivamente pelos médicos, pois envolve riscos se for realizado por pessoas sem formação e treinamento adequados.

Outro método moderno para tratamento das varizes que tem apresentado um grande desenvolvimento recentemente é a escleroterapia a laser. Através de aparelhos desenvolvidos especificamente para vasinhos e varizes, o tratamento das veias é realizado através de disparos de uma luz vermelha de laser, causando a eliminação pelo calor. As principais vantagens do uso do laser (Laser Transdérmico) são a maior velocidade de tratamento (menor número de sessões) e a diminuição da dor ocasionada pelas picadas das agulhas na pele. Muitas pessoas têm verdadeiro pavor das picadinhas das agulhas, sendo o laser transdérmico então uma excelente opção de tratamento para esses pacientes.

 

Leia também: sensação de cansaço e dor nas pernas avisam que é hora de ir ao médico?

 

Para os casos mais avançados, a cirurgia se mostra a melhor opção. Hoje em dia são cirurgias geralmente pouco invasivas, com pequenas incisões e alta do hospital no mesmo dia da cirurgia. Existe também a possibilidade de se utilizar o laser para as cirurgias de safena (endolaser de safena), o que acelera a recuperação e o retorno mais rápido às atividades normais.

 

Se você tem dúvidas sobre varizes, mande pra mim: lgbez@terra.com.br