Você se considera ativo ou sedentário?

Números definidos pelo OMS se baseiam em estudos que tentam definir que níveis de atividade geram melhores benefícios para os praticantes

Arek Socha /Pixabay
Caminhar é o bastante? (foto: Arek Socha /Pixabay)


Se você é daqueles que faz uma caminhada de 30 minutos todos os dias e se considera ativo, está na hora de rever os seus conceitos. As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de atividades físicas superam em muito esse nível de atividade.

Vamos aos números, sem enrolação: é considerado ativo o indivíduo que pratica de 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas moderadas a intensas por semana, mais duas atividades de fortalecimento muscular.

E aí? Baseado nisso você é ativo ou sedentário?

A resposta da maioria dos leitores sem dúvida vai mais para o lado do sedentarismo, visto que, mesmo por critérios mais antigos, a maioria da população mundial não pratica atividade física, seja ela qual for. E isso é péssimo do ponto de vista de saúde pública e individual.

Os números definidos pelo OMS se baseiam em estudos que tentam definir quais níveis de atividade geram os melhores benefícios para os indivíduos que as praticam. Veja que, atingidos esses mágicos números da OMS, o leitor ganhará muitos benefícios, a começar pelo bem estar e aumento da autoestima. Além disso, perda de peso, aumento da longevidade, diminuição de eventos cardiovasculares, melhora da memória e diminuição do risco de quedas são outros importantes ganhos associados ao esporte.

Usei o termo esporte para me referir à atividade física no último parágrafo, pois acredito que só com a motivação de um grupo, seja ele qual for, conseguimos nos manter constantes nas atividades e ficar cada vez mais estimulados, além do favorecimento do lado social, é claro.

Atividade física é vida! E, inclusive, pode aumentar a sua!

Movimente-se!

Tem dúvidas ou sugestões? Envie para tiago.baumfeld@gmail.com