'Começo a correr e meu joelho dói! Me ajuda, doutor!'

Fortalecimento muscular está associado não só ao tratamento mas a prevenção de dores muito comuns em corredores e deve fazer parte da rotina

Pixabay
Joelho é realmente um local de dor muito comum nos corredores. O mais importante é saber o motivo da dor e começar a tratar e prevenir o mais breve possível (foto: Pixabay)
Te ajudo! Fique tranquilo. O joelho é realmente um local de dor muito comum nos corredores. O mais importante é saber o motivo da dor e começar a tratar e prevenir o mais breve possível.

As dores mais comuns nos joelhos durante a corrida se situam na parte da frente (anterior) e na parte de fora (lateral). A causa de dor anterior mais comum se chama síndrome da dor femoropatelar e a causa mais comum de dor lateral por sua vez é a síndrome da banda iliotibial.

A sindrome da dor femoropatelar caracteriza-se por dor no joelho, que se agrava ao levantar-se, subir e principalmente descer escadas, e com o aumento da pressão da patela sobre o fêmur. Ela pode estar associada a alterações na cartilagem da patela, conhecida como condromalacia patelar. A grande causa dessa dor é o desequilíbrio de forças no contato femoropatelar, exercido principalmente pelo músculo quadríceps femoral (anterior da coxa). Obviamente que, nesse sentido, o fortalecimento dessa musculatura é um pilar no tratamento e prevenção dessa síndrome.

A síndrome da banda iliotibial, por sua vez, se relaciona à dor na inserção dessa banda no joelho, que acontece no tubérculo de Gerdy, na face externa do joelho. Ela é típica dos corredores e pode até passar a impedir a prática da atividade. Ela se associa à fraqueza e rigidez da musculatura abdutora e rotadora externa do quadril. Novamente, o fortalecimento muscular, nesse caso com ênfase em glúteo médio, é também um dos pilares no tratamento dessa síndrome.

Veja que, portanto, o fortalecimento muscular está associado não só ao tratamento mas à prevenção de dois tipos de dores muito comuns em corredores. O mesmo deve fazer parte da rotina daqueles que querem ser longevos no esporte e evitar lesões.

Cuidem-se, corredores!