Posso correr em jejum?

Resposta do corpo para gerar energia quando praticamos atividades físicas é diferente para cada indivíduo; o médico Tiago Baumfeld explica os detalhes

Pixabay
Algumas pessoas, com melhores capacidades físicas, conseguem praticar exercícios em jejum; o ideal é que o processo seja acompanhado por um especialista (foto: Pixabay)
Tema polêmico! Mas para quem acompanha esta coluna há algum tempo, sabe que eu trato esse tipo de tema como tem que ser tratado: com objetividade, sem paixão por nenhum lado e acima de tudo com CIÊNCIA.

Bom, vamos lá! A primeira coisa que temos que saber é que, para realizar atividades físicas, nosso corpo precisa de combustível para gerar energia e esse combustível é a glicose. A glicose pode ser obtida pelas células pela glicose circulante no sangue decorrente da alimentação e digestão ou então pela utilização dos nossos estoques. O primeiro estoque a ser utilizado é o estoque de Glicogênio, abundantemente presente nos músculos. 

Esse estoque de glicogênio não é infinito e obviamente que é reposto pelo que nós alimentamos, principalmente pelos carboidratos. Da mesma forma, pessoas diferentes possuem estoques diferentes e utilizam o glicogênio de maneiras distintas. O treinamento é um grande modulador da forma de utilização do glicogênio, de maneira que atletas muito bem treinados utilizam seus estoques de maneira muito mais eficiente. 

O que isso quer dizer? Isso quer dizer, meus caros leitores, que a pergunta "posso correr em jejum?" não tem resposta mágica. Vários fatores podem interferir nessa resposta: Status de treinamento, estoque de glicogênio, alimentação no dia/noite anterior, volume e intensidade do treino de corrida a ser realizado, entre outras. A título de ilustração, podemos dizer que um atleta que se alimentou bem na noite anterior ao treino, fará um treino de moderada intensidade, inferior a 60 minutos, provavelmente terá estoque de glicogênio suficiente para fornecer toda a energia que ele precisará para esse treino. De forma oposta, um indivíduo que está fazendo jejum intermitente, não se alimentou na noite anterior e quer fazer um treino longo de alta intensidade provavelmente está depletado de glicogênio muscular e precisará se alimentar antes do treino sob risco de perda de performance ou até algum sintoma relacionado a hipoglicemia.

A glicose sanguínea é tão importante para a prática de atividades físicas, que grandes atletas de Endurance, como o atual campeão olímpico de Triathlon Kristian Blummenfelt, utilizam dispositivos de medição de glicose sanguínea em tempo real durante os treinos, de forma a auxiliá-los na decisão de que horas e o quanto se nutrir para aquele esforço específico.

Na dúvida, procure sempre ajuda especilizada!