Operar o joanete dói?

Joanetes maiores podem causar dor intensa, limitação da função e incapacidade de uso de calçados

How-Soon Ngu/Unsplash
(foto: How-Soon Ngu/Unsplash)

Operar o joanete dói? Essa é uma pergunta muito frequente no consultório, e não é por acaso. As mulheres (e homens!) que sofrem com o joanete, ou o Hallux Valgus (nome técnico), muitas vezes relutam em corrigir o problema devido ao imaginário de que a cirurgia é muito agressiva ou dolorosa.

No passado a cirurgia era pior?

É verdade que, no passado, tanto as técnicas cirúrgicas e anestésicas não tinham a mesma segurança que as técnicas modernas têm. Do ponto de vista cirúrgico, as técnicas de correção ficaram mais precisas, menos invasivas, proporcionando uma reabilitação mais rápida e um resultado com maior confiabilidade. Do ponto de vista anestésico, a possibilidade de bloqueios locorregionais viabiliza a realização da cirurgias com manutenção da analgesia pós-operatória por um período mais prolongado, proporcionando aos pacientes uma experiência menos desagradável.

Todo joanete deve ser corrigido?

É importante ressaltar que nem todo Hallux Valgus deve ser corrigido. A nossa articulação metatarsofalangeana (junta do dedão) pode ter até 15 graus de valgismo. Estar dentro do limite da normalidade é não causar nenhuma repercussão funcional ou dor aos pacientes. Entretanto, joanetes maiores podem causar dor intensa, limitação da função e incapacidade de uso de calçados. São esses que necessitam de avaliação especializada para averiguar se uma correção cirúrgica é possível.

E espaçador para o dedão, serve?

Os espaçadores e outras órteses que prometem corrigir o joanete podem até mesmo aumentar os sintomas da maioria dos indivíduos. Existe evidência científica consolidada de que esses dispositivos não diminuem a progressão da deformidade e podem gerar dor em uma articulação antes indolor. O tratamento conservador para o joanete é expectante e envolve a educação do paciente, o uso de analgésicos e a adaptação dos calçados.

Na dúvida, procure sempre seu ortopedista de confiança.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

Dr. Tiago Baumfeld - tiago.baumfeld@gmail.com