O inchaço no tornozelo é um sinal de doença?

Problema pode ser oriundo de edema ou derrame articular

cnick/Pixabay
(foto: cnick/Pixabay)

Quem nunca observou seu próprio tornozelo um pouco mais inchado que o normal, não é mesmo meu caro leitor? É muito comum que pacientes procurem o consultório médico com essa queixa. Mas, será que isso é mesmo um sinal de alguma doença? Veja nesta coluna comigo.

O inchaço no tornozelo pode ser oriundo de um edema, quando as partes moles (tecido subcutâneo, tendões, entre outros) estão aumentadas de tamanho, ou de um derrame articular, quando a causa do aumento de tamanho é líquido dentro da articulação. O edema e o derrame articular podem ter causas distintas.

O edema pode estar associado ou não a algum tipo de doença. Devido à gravidade, é normal que algumas pessoas possam inchar os seus tornozelo após um longo período em pé ou praticando atividades físicas, devido ao acúmulo de líquido no sistema venoso e linfático e no espaço intersticial.

Esse quadro pode não se associar a nenhum problema propriamente dito e ser simplesmente uma repercussão da ação da gravidade no membro inferior. Entretanto, a exacerbação desse quadro pode estar associada a vários problemas, como a insuficiência cardíaca e problemas de drenagem do sistema venoso. Edema assimétrico, ou seja, só em uma perna, deve chamar a atenção e pode ser sinal, por exemplo, de uma trombose venosa profunda.

O derrame articular, por sua vez, está associado a alguma alteração própria da articulação. Essas alterações podem estar no espectro das doenças reumatológicas, que normalmente podem trazer sintomas em outras partes do corpo de forma associada, ou de doenças ortopédicas. As doenças ortopédicas que mais comumente ocasionam derrame articular no tornozelo são a artrose (desgaste da articulação), as lesões da cartilagem e a sinovite (inflamação da membrana que recobre a articulação).

A definição real do que pode estar acontecendo com um tornozelo inchado necessita de exame clínico e em muitas vezes exame de imagem. Na dúvida, procure sempre seu ortopedista de confiança.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

tiago.baumfeld@gmail.com