Foi só uma luxação, doutor?

O que, na maioria das vezes, acontece com os pacientes que têm traumas simples não é algo grave como uma luxação, mas sim uma contusão

Marc Manhart/Pixabay
(foto: Marc Manhart/Pixabay )

Foi só uma luxação, doutor? Essa é uma frase ouvida diariamente pelos ortopedistas que atuam em Unidades de Pronto Atendimento. Entre nós, médicos, há certo grau de humor quando os pacientes nos perguntam isso e vou te explicar aqui o porquê. Talvez, você mude a sua pergunta ao ortopedista ao próxima vez que for ao pronto-socorro.

Vamos lá! Uma luxação, meus caros leitores, é um condição traumática grave que significa "saída de uma estrutura anatômica de sua posição de contenção", ou, em termos leigos, quando uma estrutura sai do seu lugar devido.

No ombro, por exemplo, a luxação é quando o úmero perde o contato com a glenoide, dito comumente que "o ombro saiu do lugar". Quando isso ocorre, há significativo dano das estruturas adjacentes, como a cápsula articular, com possiblidade até de fraturas e lesões de vasos e nervos de forma associada. Portanto, uma luxação é algo sério e não deveria ser referida com o advérbio "só" (risos).

O que na maioria das vezes acontece com os pacientes que têm traumas simples não é, portanto, algo grave como uma luxação, mas sim uma contusão. A contusão é um trauma que não gerou repercussões maiores aos tecidos lesados, como fraturas, luxações, lesões de pele, entre outros. E é a esse termo que maioria dos pacientes se refere quando perguntam ao médico se foi "só uma luxação".

- E aí, doutor, foi só uma luxação?

- Não! Foi só uma contusão!

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

Tiago Baumfeld - tiago.baumfeld@gmail.com