Desartrodese do tornozelo: já ouviu falar?

A desartrodese é um procedimento indicado para pacientes com artrodese do tornozelo que não estão bem, têm dor incapacitante e limitação das atividades diárias

Nino Liverani/Unsplash
(foto: Nino Liverani/Unsplash)

Nome difícil, né? Esse é o nome dado à cirurgia que é realizada em indivíduos que já foram submetidos a uma artrodese do tornozelo (fusão da articulação) e continuam ou passam a ter sintomas como dor e claudicação (passam a mancar), e então são submetidos a uma artroplastia ou prótese de tornozelo, reestabelecendo novamente o movimento da articulação. Veja a seguir mais informações e quem pode se beneficiar desse tipo de procedimento.

O que é a artrodese?

A artrodese é uma cirurgia que realiza a fusão de uma articulação. No tornozelo, essa cirurgia "cola" o osso da tíbia ao tálus. Ela pode ser indicada para indivíduos com artrose (desgaste) avançada do tornozelo, que não melhoraram com medidas conservadoras (não cirúrgicas).

Apesar de aliviar a dor, esse procedimento elimina o movimento da articulação, podendo trazer sérias consequências a longo prazo, como a artrose das articulações adjacentes, culminando em dor e perda da função, como dificuldade para correr, subir e descer escadas, andar rápido, entre outras.

Quem pode se beneficiar da desartrodese?

A desartrodese, ou na literatura inglesa "take-out fusion", é um procedimento indicado para pacientes com uma artrodese do tornozelo que não estão bem, ou seja, têm dor incapacitante e limitação das atividades diárias, apesar de medidas de tratamento sem cirurgia. Nela, a artrodese é "retirada" e se implanta uma prótese de tornozelo, reestabelecendo o movimento da articulação. Essa cirurgia pode aliviar esses sintomas e proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes.

Uma desartrodese funciona igual a uma prótese em um paciente com artrose?

Infelizmente não. Hoje se sabe que os resultados da desartrodese são inferiores, principalmente no reestabelecimento do movimento, que é menor, chegando a uma média de 25 graus de arco de movimento em relação à média de 35 graus obtida pela artroplastia primária. Entretanto, os resultados são muito animadores, principalmente no que tange a diminuição da dor.

Esse é um tipo de cirurgia complexa que precisa ter indicação precisa e cirurgião habilitado para realizá-la, não sendo um procedimento de curva de aprendizado pequena.

Na dúvida, procure sempre a opinião do seu ortopedista de confiança.

Cuidem dos seus pés. São eles que te levam cada vez mais longe!

tiago.baumfeld@gmail.com