Massagem: a cura do corpo e da alma através do toque terapêutico

Entenda quais benefícios a massagem pode ter em seu corpo e mente

Freepik
(foto: Freepik)

 

Vivemos em tempos que nos demandam muito no nível mental. Somos constantemente bombardeados com estímulos, já que estamos conectados quase todo o tempo. E, cada vez mais, vemos as pessoas desconectadas, por consequência, do mundo material. Uma das principais desconexões é aquela com o corpo físico.

Corpos duros, musculaturas enrijecidas, dores articulares, corpos flácidos, pele e cabelos maltratados. Quantos reservam tempo para cuidar e alimentar adequadamente o próprio corpo? E deveríamos fazê-lo, pois corpo físico temos apenas um. Mas o organismo humano é extremamente adaptável a estímulos internos e externos. Além de manter alimentação, exercícios e ritmo de vida adequados, uma técnica maravilhosa de autocuidado é a massagem.

 
Benefícios do toque

 

O toque é um ato, não somente de cuidado, mas de amor, confiança e entrega. Assim é desde que éramos bebês. O toque é um dos principais estímulos, que induz o sistema nervoso à produção de hormônios que geram sensação de bem estar, segurança e conforto.

À medida que crescemos por vezes nos distanciamos dos estímulos do toque. Acabamos por nos tornar robóticos e isolados. Reprimimos o contato afetivo, a sexualidade, nossos desejos e anseios. Isso gera couraças musculares, que causam dores e desconfortos.

A massagem estimula à autoconfiança, o desejo de amar e à circulação de nossa energia básica, nos reconectando não somente ao nosso corpo, mas à nossa alma. Também nos auxilia no desfazer das couraças musculares, liberando emoções antigas aprisionadas no corpo.

As pessoas também podem ter muitas inibições quanto ao próprio corpo. Se espelham em ideais disseminados pela sociedade e que não refletem a diversidade de tamanhos e formatos tão múltiplos. Acabam por rejeitar o próprio corpo ou ter vergonha de mostrá-lo. A massagem também é uma forma de se familiarizar mais com sua consciência corporal, tanto física quanto psíquica.

Algumas massagens são feitas com roupas. Em outras estará seminu ou completamente nu. Seja como for, aqui também é trabalhado o lado psicológico da entrega e confiança mútua. Também passamos a ter mais consciência corporal, pois nem sempre estamos cientes de todo o nosso intrincado sistema muscular e esquelético.

 

Uso de óleos e essências

 

Também é preciso relembrar que através da pele absorvemos nutrientes e trocamos com o meio. Óleos e essências utilizados na massagem são absorvidos pelo organismo, de maneira ainda mais consistente, pelos movimentos feitos pelo massoterapeuta. Todas as qualidades dos óleos e essências são absorvidos pela pele, numa verdadeira alimentação tópica.

As massagens feitas com pós terapêuticos e agentes esfoliantes também são muito eficazes, limpando os poros e promovendo limpeza profunda. Esse tipo de estímulo é excelente para a queima de gordura e circulação. Também existem massagens que não utilizam óleos e afins, mas trabalham pontos específicos do corpo e que trazem profundo alívio e cura. Nosso corpo é cheio de pontos específicos que refletem outras partes, somos interconectados em nós próprios.

Se submeter a uma sessão com um bom massoterapeuta auxilia a diminuir o estresse, ao qual tão erroneamente nos acostumamos. A liberação de hormônios que nos trazem bem estar, como a dopamina, é mais um benefício.

Massagem também estimula o corpo a liberar toxinas acumuladas, pode auxiliar na qualidade do sono e no alívio de dores diversas. O fortalecimento do sistema imune e estímulo à circulação sanguínea também são ótimas razões para se fazer uma sessão de massagem.

Por fim, não podemos nos esquecer de todos os efeitos psicológicos e emocionais benéficos que o toque curativo tem. Esse é um processo de se permitir entrega, confiança, cuidado e acolhimento. Corpo e alma são espectros de um mesmo todo e ambos devem ser nutridos, cuidados e amados.

 

Igomer Henrique é massoterapeuta ayurvédico. Também atua como terapeuta holístico com técnicas diversas.
Contato: igomerhenrique@gmail.com / Instagram: 
@epifaniasdevenus