Abdominoplastia: que informações você precisa saber sobre essa cirurgia

Procedimento não é como lipoaspiração: serve para retirar excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a reduzir as sobras de pele da barriga

Wikimedia Commons
O famoso "antes e depois" mostra resultados de abdominoplastia (foto: Wikimedia Commons)
Muitas pessoas têm dúvidas de como é feita a abdominoplastia, até mesmo porque confundem sua finalidade com a da lipoaspiração.

É importante esclarecer que a primeira é a cirurgia plástica usada para retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a reduzir as sobras de pele da barriga, sendo feito normalmente também a costura dos músculos retos abdominais, melhorando o contorno abdominal, cintura e postura.

Além disso, dá para remover estrias e melhorar as cicatrizes inestéticas já existentes na barriga. Já a segunda retira apenas o acúmulo de gordura da região do corpo a ser tratada, sem mexer com a pele. Ou seja, é necessário não haver sobras ou flacidez da pele. 

Depois de uma avaliação médica é possível saber qual será a cirurgia mais indicada. 

Uma opção que pode ser feita é a ‘mini’ abdominoplastia, uma cirurgia de porte menor e que retira acúmulos de gordura e pele apenas na parte inferior da barriga, deixando uma cicatriz pouco menor do que na abdominoplastia normal. Porém, não resolve o problema de quem tem sobras de pele acima do umbigo ou uma diástase que não seja muito pequena. Então, neste caso, o mais recomendado seria a abdominoplastia convencional.

Essa cirurgia não deve ser feita em menores de 18 anos e nem se o paciente tiver alguma restrição alérgica, anestésica ou problemas de coagulação. Os fumantes que desejam fazer o procedimento precisam passar por uma avaliação ainda mais rigorosa e parar de fumar por pelo menos 30 dias, já que a nicotina contrai os vasos sanguíneos e atrapalha a irrigação dos tecidos, prejudicando a circulação do sangue, aumentando muito o risco de necroses de pele e tromboses (embolias). 

Geralmente, essa cirurgia pode durar de 2 a 4 horas, com anestesia peridural ou geral. Os cuidados no pós-operatório são essenciais para uma boa recuperação e sucesso no resultado. Nesse caso, o paciente deve fazer repouso relativo de acordo com a orientação médica; ao sair da cama, fazer pequenas caminhadas com cuidado evitando movimentos bruscos; dormir, de preferência, de barriga para cima; manter uma dieta alimentar leve e saudável, evitando alimentos que provocam gases, como por exemplo, leite, feijão, entre outros; beber bastante líquido durante o dia, pelo menos 1,5l de água diariamente.
A cinta modeladora e as talas devem ser utilizadas continuamente (24 horas por dia) por aproximadamente até três meses. Não devem ficar exageradamente apertadas e devem ser removidas apenas antes dos banhos.
 
O resultado da abdominoplastia começa a ser evidenciado após o segundo mês da cirurgia, com a melhora do edema e da sensibilidade. Embora, continue melhorando gradativamente, até um ano, quando estará próximo ao resultado definitivo. No geral, para manter o resultado alcançado, é necessário manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas.

Estas cirurgias não são para emagrecer e nem garantem resultado eterno, cabendo estes cuidados com alimentação e atividades físicas para manutenção da saúde e de um belo contorno corporal.
 
Se você tem dúvidas sobre abdominoplastia ou quer sugerir temas para a coluna, envie email para alexandremeira@gmail.com