Lipo HD: procedimento que virou febre entre influencers e famosas

Trata-se de uma nova técnica ou é mais um termo criado para 'vender' lipo?

Pixabay
(foto: Pixabay)

Divulgada e conhecida nas mídias sociais como a lipo de alta definição, ou simplesmente lipo HD, esse procedimento foi adepto por famosas como a cantora Naiara Azevedo e as influencers Gabriela Versiani e Gabriela Domingues. Mas, qual seria a diferença dele para a lipoaspiração convencional?
 
Essa técnica promete deixar a pessoa com uma aparência mais atlética, ou seja,  músculos mais evidentes, como se ela tivesse esculpido o corpo na academia.

É uma cirurgia para pacientes que não têm flacidez, nem grande excesso de gordura abdominal, principalmente a visceral, que é a gordura interna. Então, para se submeter ao procedimento, ele precisa ser adepto de atividade física e ter uma musculatura firme. 
 
Existem algumas variações da lipo HD, sendo que a que utiliza da lipo superficial para “esculpir” a gordura logo abaixo da pele é uma técnica que ainda deverá ser observada a médio e longo prazos.

Isso porque não sabemos como ficarão essas marcas após uma gestação ou em caso do paciente engordar e emagrecer, ocasionando flacidez e sobras de pele.

Temos que ter muito cuidado com estas “novas” técnicas de cirurgia, aparentemente prometendo resultados maravilhosos, rápidos e fáceis.

A lipoaspiração, qualquer que seja a técnica utilizada, deverá ser realizada preferencialmente em pacientes magros, sem sobrepeso. Nesse caso, então, vai retirar apenas as gorduras localizadas.

Quando realizada em pacientes que já malham e têm uma boa definição muscular, utilizando uma retirada um pouco maior nos locais para evidenciar os contornos desses músculos, trará esta “alta definição” do contorno corporal.

Esta sistematização é uma evolução das técnicas já utilizadas para lipoaspiração, não sendo uma “nova” ou “milagrosa” lipoaspiração. Apenas o termo é novo.

Fico preocupado com o que já, há algum tempo, vem acontecendo nesse segmento da saúde, especialmente na lipoaspiração. Volta e meia surgem novos nomes como lipolight, hidrolipo, minilipo, vibrolipoaspiração, entre outros, que trazem o milagre de resultados rápidos e sem riscos, de forma simples.

Isso não existe. Tudo é lipoaspiração e o risco está ligado ao volume de gordura e número de áreas a serem tratadas, ao ambiente em que está sendo realizada a cirurgia (um procedimento dessa magnitude nunca deverá ser feito em consultórios médicos) e, principalmente, à perícia, formação e responsabilidade do médico que vai indicar e realizar este tratamento.

Deverá ser sempre um cirurgiãopPlástico com título reconhecido pelo CFM ou SBCP. E, por lei já criada há alguns anos exatamente pela banalização e acidentes ocorridos com essa cirurgia, foi determinado que apenas médicos que tenham feito residência ou especialização em cirurgia geral poderiam realizar esse tipo de procedimento.

Não coloquem a sua saúde e sua vida em risco. Não acreditem em resultados milagrosos prometidos ou vindos de redes sociais com demonstrações de fotos de pré e pós-operatório, que destacam apenas resultados fantásticos.

É papel do médico explicar sobre os riscos envolvidos, esclarecer que resultados ruins e complicações podem acontecer, que resultados lindos e maravilhosos são o sonho dos pacientes - e também dos especialistas -, mas nunca devem e nem podem ser prometidos.

Além disso, que esses resultados serão proporcionais de acordo com o biotipo e características de cada paciente. Ou seja,não podemos ser replicar integralmente em um paciente o resultado que obteve anteriormente em diversos outros.

* Alguma dúvida ou sugestão, pode encaminhar para o meu e-mail: alexandremeira@gmail.com