Lábios volumosos são uma das maiores tendências de beleza do mundo

Ter lábios volumosos como da Angelina Jolie é sonho de muitas mulheres. Procedimentos devem ser analisados e feitos por cirurgião plástico ou dermatologista

Cancillería Ecuador/creativecommons.org
(foto: Cancillería Ecuador/creativecommons.org)

De um tempo pra cá, notamos um desejo enorme das mulheres em ostentar lábios volumosos, como os das famosas Angelina Jolie, Kylie Jenner e Irina Shayk. 

Para conquistar esse visual “bocão”, a medicina estética dispõe de procedimentos específicos para esta finalidade que, inclusive, evoluíram por conta desse aumento exacerbado de procura.

Entre as maiores dúvidas em torno do assunto estão os tipos de procedimento, quais os cuidados necessários depois, quanto tempo dura e, principalmente o resultado final.

Como sempre reforço, a segurança e a saúde dos pacientes devem estar em primeiro lugar, por isso, é importante analisar caso por caso para compreender os objetivos e evitar lábios grandes demais ou desproporcionais. Este não é o intuito de jeito nenhum.

O profissional adequado, cirurgião plástico ou dermatologista, são os médicos adequados para realizar esse procedimento, cabendo a eles analisarem, esclarecer os prós e contras, os benefícios, limitações e complicações possíveis de ocorrer.

Por causa disso, esses procedimentos não devem ser feitos a “toque de caixa”, devendo o paciente estar ciente das limitações e complicações para evitar pouco prováveis, mas possíveis complicações e frustrações relacionadas a falsas expectativas. 

A partir dos 40 anos já existe perda de volume e maior flacidez dos tecidos, por isso, há muita procura do tratamento por mulheres nessa faixa etária. Essas alterações podem ser corrigidas com preenchimento com ácido hialurônico, gordura ou mesmo a cirurgia chamada de “lip lift” – retirada de uma faixa de pele logo abaixo do nariz que everte e levanta o lábio superior. 

Não existe idade ideal para a procura e mulheres cada vez mais jovens se interessam pelo preenchimento labial. Nesse caso, elas querem maior volume, desejando aumento dos lábios,  mesmo que já tenham um volume satisfatório. Neste momento, vale a ponderação, relacionado às intercorrências e falsas expectativas. 

O ácido hialurônico dura cerca de oito a 12 meses, mas pode ser feito antes do término total do seu efeito, ou seja, se após 6 meses o paciente achar que o lábio perdeu o contorno ou o volume de que gostava, uma dose já pode ser feita novamente.

O preenchimento com gordura é permanente, mas pode ser repetido para se obter algum tipo de refinamento, como um maior volume, por exemplo. Nesse caso, é necessário aguardar três meses do primeiro procedimento para que o médico e o paciente avaliem a necessidade de mais uma sessão.

É um procedimento cirúrgico, portanto deve ser feito por cirurgião plástico e em um ambiente cirúrgico apropriado, não em consultório, ambiente não adequado para este fim.