A questão ética por trás das fotos de antes e depois

Profissionais sérios precisam fazer um alerta em relação à utilização de imagens de pacientes que passaram por tratamentos estéticos e cirurgias plásticas

Pixabay
(foto: Pixabay)

É bastante comum vermos fotos com antes e depois de pacientes que passaram por tratamentos estéticos e cirurgias plásticas nas redes sociais.

Normalmente, essas imagens destacam resultados extremamente positivos, o que acaba incentivando outras pessoas a procurarem desenfreadamente pelo mesmo processo e, óbvio, o mesmo resultado.

Nesse caso, é preciso levar em consideração alguns fatores muito importantes. Primeiramente, milagres não existem. Uma fotografia pode insinuar resultados impossíveis por meio de ferramentas de edição, ângulo e luz, por exemplo.

E, consequentemente, criar uma expectativa irreal de algo que a ciência propriamente não pode fazer pelo paciente.

Isso contribui com a premissa da “beleza acima de tudo” e caímos novamente nos casos, infelizmente comuns, de pessoas que se submetem a cirurgias em locais inapropriados, com profissionais desqualificados e produtos que, muitas vezes, não são aprovados pelos órgãos fiscalizadores.

Quando falamos em cirurgia plástica ou procedimentos estéticos, sabemos que questões como autoestima e expectativas existem. As pessoas querem ter mais confiança, se sentirem mais bonitas ou melhorar aquilo que está incomodando.

Entretanto, é um processo que requer paciência, responsabilidade, segurança e muita confiança no médico cirurgião. 

Cada indivíduo é único. Logo, o resultado conseguido por uma pessoa não pode ser garantido a outra. Existem, ainda, fatores como idade, processo de cicatrização, genética, histórico de saúde que influenciam diretamente nos resultados. 

Por isso, há uma grande questão ética sobre essas fotos de antes e depois que precisa ser considerada pela população. Os profissionais sérios, que travam uma luta diária de conscientização acerca da importância da prática de uma medicina qualificada e segura, precisam fazer esse alerta em relação à utilização dessas imagens.

Nossa missão é, sim, evidenciar a beleza, resgatar autoestimas, trazer resultados positivos, mas, acima de tudo, precisamos preservar vidas e a sua saúde.