Cirurgia de correção das orelhas pode ser feita ainda na infância

Quem nunca ouviu o termo "orelhas de abano" sendo usado por coleguinhas na escola como forma de bullying?

Le Peti Ange
(foto: Le Peti Ange)

A otoplastia, ou cirurgia plástica nas orelhas, é uma das mais procuradas por crianças e adolescentes, mas também não deixa de ser um desejo de muitos adultos. Quem nunca ouviu o termo "orelhas de abano" sendo usado por coleguinhas na escola como forma de bullying? Pois bem. É uma situação que pode afetar, e muito, a autoestima do indivíduo. Por isso, o procedimento pode ser feito a partir dos 6 anos de idade, que é quando o órgão chega próximo do seu tamanho final.

A cirurgia dura poucas horas e o paciente recebe alta ainda no mesmo dia. Por dois ou três dias, deve permanecer com o curativo pós-operatório, popularmente chamado de 'capacete', para depois retirá-lo no consultório.
 
O retorno às atividades escolares ou profissionais é possível após dois ou três dias da realização da otoplastia, porém, nas primeiras semanas, devido ao inchaço e possível arroxeamento do local, fica evidente a intervenção cirúrgica para os pacientes que não podem escondê-las com os cabelos, por exemplo. O uso de faixa contensiva também é indicado por aproximadamente um mês.

O procedimento é feito pela parte de trás da orelha, então as cicatrizes são praticamente imperceptíveis e ocultas. O resultado da otoplastia já fica evidente logo ao final da operação. No entanto, como a região fica inchada nos primeiros dias, uma aparência mais natural poderá ser analisada entre o primeiro e segundo mês após a cirurgia e o resultado final após doze meses, pois em função da “memória” das cartilagens haverá uma acomodação destas , que será maior ou menor de acordo com as características individuais de cada pessoa e de acordo com a técnica utilizada para a correcao. 

A anestesia é outra questão importante e pode variar dependendo da situação. No geral, em adolescentes e adultos é usada uma anestesia local com sedação. Em crianças, geralmente usa-se anestesia geral. Claro que antes de tomar essa decisão, você deve passar em consulta com o anestesista. Ele tem a responsabilidade de avaliar suas condições operatórias e indicar o melhor procedimento  anestésico.

Lembre- se de seguir todas as recomendações do seu cirurgião plástico para poder se recuperar em segurança e usufruir dos resultados!
 
Se você tem dúvidas sobre o tema ou quer enviar sugestão de assunto envie email para a coluna, no alexandremeira@gmail.com