Influencers: reavalie quem são seus modelos de inspiração

Em tempos de coronavírus, polêmica em torno da influenciadora Gabriela Pugliesi levanta a questão sobre pessoas com status de celebridade

Instagram/reprodução
(foto: Instagram/reprodução)

Recentemente, a influenciadora digital Gabriela Pugliesi foi alvo de polêmica ao dar uma festa em sua casa, contrariando as recomendações de distanciamento social estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Segundo noticiado pela imprensa, a atitude causou um prejuízo para ela de cerca de R$ 3 milhões em suspensão de contratos, além da perda de 150 mil seguidores dos seus mais de 4 milhões adquiridos ao longo dos anos.

Isso faz pensar que, talvez, o momento que vivemos também está fazendo a população reavaliar quem são seus modelos de inspiração. Enquanto Pugliesi compartilhava o encontro com amigos, profissionais da saúde relatam nas redes sociais sua luta diária em combater a COVID-19 na linha de frente, arriscando suas vidas.

Aposentados e cidadãos que tiveram seus contratos de trabalho suspensos mostram superação ao costurarem  máscaras de pano como nova fonte de renda. Cabe somente a nós a escolha de quem seguir, não é mesmo?

A profissão influencer é completamente necessária, visto o enorme espaço ocupado pelo universo digital na sociedade pós- moderna. O que precisamos refletir agora é  quem são essas pessoas que ganharam status de celebridade e não possuem, muitas vezes, qualificação, sensibilidade ou responsabilidade pelo conteúdo que transmitem.

Na Cirurgia Plástica, especificamente, mesmo antes da Pandemia, era comum encontrarmos influencers sorteando cirurgias de implantes das mamas ou ainda incentivando seus seguidores a fazerem procedimentos sem nenhum tipo de orientação acerca dos riscos e orientações das reais indicações de procedimentos cirúrgicos ou estéticos.

Muitos deles, inclusive, contribuem negativamente com a questão da autoestima, ao fazerem um culto a beleza irreal e artificial, produzidas em suas páginas.

Os cuidados com a saúde física e mental são primordiais. Estabelecer essa prioridade na vida das pessoas é um trabalho diário, não só de minha profissão, como de tantas outras. Por isso, convido a todos a aproveitarem esse momento tão delicado que estamos passando e estender a análise que já têm feito em outros aspectos da vida às suas redes sociais. 

Se questionar se o influencer que tanto te inspirou contribui para que você se sinta uma pessoa melhor a cada dia, se ele lhe traz mais confiança, amor próprio, se ele fala sobre temas gerais com responsabilidade e respaldo de especialistas qualificados sobre o tema e se as dicas dele não colocam sua segurança em risco. Acho que é mais um passo necessário que precisamos dar.