Coronavírus: pessoas que passaram por cirurgias devem redobrar os cuidados na quarentena

É melhor reduzir chance de problemas com pós-operatório e evitar precisar de cuidados médicos em meio à pandemia

PxHere
(foto: PxHere)

O coronavírus alterou a rotina de todos nós. Como ele é transmitido facilmente por meio do contato, as pessoas redobraram seus hábitos de higiene e estão em quarentena, dentro de suas casas. Para aqueles que se recuperam de cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras, os cuidados devem ser ainda maiores. Afinal, é melhor reduzir a chance de qualquer problema com o pós-operatório e evitar precisar de cuidados médicos em meio à uma pandemia.

Esses pacientes devem manter as unhas bem cortadas e, se tiverem extensão de gel, é importante retirá-la para evitar o acúmulo de secreções e muco que se instalam debaixo delas. Dessa forma, reduz a chance de acumular bactérias nas mãos e, claro, que sejam levadas depois para o local da cirurgia. Outra dica importante é que essas pessoas tomem vitamina C todos os dias como reforço da imunidade.
 
Fazer repouso, manter uma alimentação equilibrada e evitar movimentos bruscos, além de não abrir mão dos acessórios indicados pelo médico, como cintas, sutiãs específicos, são cuidados cotidianos para quem passou por cirurgia. Porém, é ainda mais importante ser totalmente cuidadoso em tempos de propagação do coronavírus.

Sabemos que qualquer cirurgia pode ter complicações no pós-operatório, mas diante dos casos de contaminação do COVID-19, os hospitais estão muito voltados para o tratamento da doença, recebem muitos pacientes em caso grave e acabam se tornando um local de alto risco. Alem da restrição na disponibilidade de leitos, que podem ser um problema, devido ao alto numero de pacientes nesses últimos dias.
 
Alem disso, é importante avisar o médico caso sinta quaisquer sintomas fora dos quais já tenha sido alertado como possibilidade em um pós-operatório; Evitar situações que o deixem ansioso. Por exemplo, se ficar ouvindo o tempo todo sobre a pandemia o deixa ansioso, escolha somente um momento para se manter informado e opte por um bom filme nas demais ocasiões; lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, e, caso seja necessário tocar o local operado é imprescindível a higienização das mãos com álcool e manter toda a casa arejada e bem ventilada.

Ao sair para os retornos no médico ou, ainda, se for imprescindível sair de casa, sempre usar máscara, evitar transporte público e aglomerações. E evite tocar qualquer coisa fora de casa e levar as mãos ao rosto. Esse hábito é fundamental. 

Ainda vivemos um período de indagações, de incertezas mas acredito que, em breve, superaremos essa crise, se tivermos paciência, maturidade e, claro, muita saúde.
 
Se você tem dúvidas ou sugestão de temas, mande pra mim: alexandremeira@gmail.com