Os desafios da Medicina e a importância dos profissionais qualificados

Mesmo antes da pandemia, a Medicina enfrentava problemas com profissionais desqualificados ou indivíduos de outras profissões que, por pura irresponsabilidade, prometem soluções milagrosas e colocam a vida de pacientes em risco

EVARISTO SA / AFP
(foto: EVARISTO SA / AFP)
O papel dos profissionais de saúde na batalha contra o coronavírus tem sido destacada no mundo todo. Médicos, enfermeiros, equipe de limpeza e demais funcionários das unidades de saúde enfrentam riscos e exaustivas horas de trabalho em prol da população, somando forças.

Toda essa situação alarmante evidenciou como é importante contarmos com pessoas sérias e qualificadas nessa linha de frente. Se esse time não tivesse o preparo necessário para salvar vidas, imagine a situação em que estaríamos?

Diante disso, é válido destacar que, mesmo antes da pandemia, a Medicina enfrentava problemas com profissionais desqualificados ou indivíduos de outras profissões que, por pura irresponsabilidade, prometem soluções milagrosas aos pacientes e acabam colocando a vida deles em risco. Hoje fica mais fácil entender como um médico precisa ser sério e responsável com a ciência, não é mesmo? 

A cirurgia plástica, que é uma especialização que está também relacionada à autoestima das pessoas, lida com casos absurdos diariamente. Aparecem charlatães que cobram preços irreais, operam em locais completamente inadequados para uma cirurgia e que fazem atrocidades no rosto e corpo dos pacientes, visando apenas o ganho financeiro e não a saúde do paciente. Volto a repetir: não podemos minimizar a saúde ou achar que a beleza está acima de tudo, até da segurança.

Uma cirurgia sempre deve ser acompanhada por um médico cirurgião especializado, pois envolve riscos que precisam ser controlados a tempo. E ser realizada em uma clínica ou hospital com todo o aparato necessário em caso de complicações. Quantas vezes assistimos em jornais pacientes que morrem em espaços clandestinos? 

Mesmo em procedimentos minimamente invasivos, optar por um profissional não qualificado pode trazer problemas enormes. Imagina uma deformidade no seu rosto ou uma infecção a um produto não autorizado pelos órgãos de fiscalização? 
 
No fim, pode sair muito caro. 

Pesquise, se informe. Próteses mamárias não podem ser sorteadas em redes sociais, harmonização facial não é como “fast food”, preços muito abaixo do mercado devem gerar desconfiança. 

Profissionais que detêm uma formação seria e responsável precisam ter seu registro de especialidade registrado no Conselho Regional de Medicina (o Registro de Qualificação de Especialista poderá ser pesquisado no site do CRM). Além disso, ele deverá ser associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma entidade afiliada da Associação Médica Brasileira, que é a responsável pela formação e titulação do especialista em Cirurgia Plástica.  

Que toda essa tragédia causada pela COVID-19 sirva pra enxergarmos o valor dos profissionais de saúde sérios.