Cirurgia de nariz: Você já ouviu falar em alectomia?

Para quem tem problemas com largura do nariz, uma recomendação pode ser esse procedimento cirúrgico, que diminui as abas nasais que circundam as narinas

Wikimedia commons
(foto: Wikimedia commons)
Para muitas pessoas, a cirurgia plástica de nariz representa um aumento da autoestima, já que o rosto é considerado nosso cartão de visitas. Para quem tem problemas com a largura do nariz, uma recomendação pode ser a alectomia, procedimento que diminui as abas ou asas nasais que circundam as narinas.
 
Recentemente, a MC Rebecca publicou em suas redes sociais o resultado de sua alectomia, o que acabou despertando o interesse de muitos seguidores que ainda não conheciam o procedimento. A cantora disse que não sentiu dor e ficou extremamente satisfeita com sua transformação. 
 
Mas é importante reforçar que a alectomia nasal tem indicações cirúrgicas muito precisas e restritas. Afinal, é uma cirurgia plástica no nariz e poderá impactar negativamente e seriamente na função nasal, que é aquecer, umidificar e filtrar o ar que é levado do meio ambiente para nossos pulmões.

Então, os cuidados no pré e pós-cirúrgico devem ser respeitados, seguindo à risca todas as avaliações recomendações de seu cirurgião plástico, ao contrário do que temos visto hoje, uma total e imprudente banalização deste procedimento. 
 
Na avaliação prévia, o especialista verá as proporções entre todo o nariz e a face, mas principalmente a função nasal. O nariz deverá ter harmonia com o restante da face, mas principalmente sua parte funcional deverá ser a primeira e principal preocupação do cirurgião. São poucos os casos em que a alectomia deverá ser feita em uma rinoplastia e raríssimos os casos em que este procedimento será realizado unicamente, quando se trata de uma cirurgia plástica nasal. A cicatriz da cirurgia fica na curvatura do nariz, numa região em que permanece camuflada pela própria curvatura. Assim, praticamente imperceptível. Mas a repercussão funcional e estética poderá ser uma tragédia quando mal indicada e mal conduzida. 
 
A recuperação da cirurgia costuma ser tranquila, com a recomendação de medicações analgésicas e antiinflamatórias para dar mais conforto ao paciente. Durante os três primeiros meses após a cirurgia de alectomia, deve-se evitar a exposição solar prolongada e utilizar protetor solar. Caso não sejam obedecidas essas orientações, pode haver escurecimento das cicatrizes. Porém, como já dito, não se trata de um procedimento “simples”, tendo indicações muito precisas. Uma alectomia “simples” mal indicada ou mal conduzida poderá realmente ter sérias repercussões funcionais e estéticas da face e ser de difícil resolução posterior.
 
Se você tem dúvidas sobre a alectomia ou quer mandar sugestão de tema para a coluna, envie email para  alexandremeira@gmail.com