As competições esportivas amadoras voltaram!

A experiência com as Olimpíadas talvez tenha motivado organizadores esportivos a ficar seguros para realizar competições, em vista do sucesso dos protocolos

kinkate/Pixabay
(foto: kinkate/Pixabay)

A volta das competições para atletas amadores tem sido motivo de muita comemoração para vários atletas. Nesse mês, vimos várias competições confirmando datas para setembro e outubro e algumas já ocorrendo em agosto. Mas afinal, temos segurança para isso?

A experiência com as Olimpíadas em Tóquio talvez tenha motivado muitos organizadores esportivos a ficar mais seguros para realizar competições em vista do sucesso dos protocolos utilizados. Testagem em massa, ausência de torcida, uso de máscaras, restrição a aglomerações foram parte desses últimos jogos e fizeram com que os atletas e suas comissões se sentissem seguros para competir, permitindo inclusive que nosso Brasil tivesse seu melhor resultado histórico. Viva! Verdadeiro sucesso da ciência.

O avanço grande da vacinação nos últimos meses, com previsão de vacinação de toda população adulta em um futuro muito breve, também é um fator que agrega segurança e permite um planejamento de competições mais certeiro.

Apesar disso, a maioria das competições tem se organizado mantendo recomendações de uso de máscaras e não aglomeração mesmo para atletas e staff vacinados. Isso se deve ao avanço da variante Delta no país, que ainda tem futuro incerto, visto que ainda não sabemos com muita certeza sobre a eficácia das vacinas contra a mesma e como ela irá se comportar em nossa população.

De forma muito emblemática, o Iron Man Brasil decidiu retomar suas famosas competições de Triathlon no dia 3 de outubro no Rio de Janeiro, evento que terei a honra de participar pela primeira vez como triatleta amador e me tornar um "homem de ferro" (risos).

Nesse evento, os organizadores estão exigindo que todos os atletas se testem para COVID-19 com 72 horas de antecedência, mesmo aqueles vacinados, um zelo prudente para a experiência de retomada de competições e que sem dúvida deixará a todos muito mais seguros.

Estamos saindo do "novo normal" e retornando para o "velho normal"? Só o tempo dirá. Ainda tem muita coisa para ser definida.

Sigamos positivos e confiantes!