Estou com uma lesão osteocondral! Osteoquê??

Osteocondral! Esse é o nome dado às lesões da cartilagem que afetam o osso subjacente, denominado osso subcondral. Vamos entender o que é isso?

Pessoas foto criado por wayhomestudio - br.freepik.com
Lesão osteocondral é uma lesão localizada da cartilagem (foto: Pessoas foto criado por wayhomestudio - br.freepik.com)
A cartilagem é o tecido que reveste o osso no contato das articulações. De cor esbranquiçada, ela tem espessura diferente entre as diversas articulações e é responsável por favorecer o deslizamento articular. O grande detalhe anatômico importante que o leitor deve saber sobre esse tecido é que ele é avascular, ou seja não recebe nutrição sanguínea direta e, portanto, tem baixo potencial de regeneração.

Isso explica em grande parte a gênese da artrose nas articulações: a cartilagem degradada/degenerada seja primariamente ou secundariamente não se restaura, os danos se acumulam e a artrose se instala.

De forma menos difusa, a lesão osteocondral é uma lesão localizada da cartilagem e do osso subcondral, caracterizando-se por um acometimento focal. Isso pode acontecer devido a traumas (entorses, traumas diretos) ou sem etiologia traumática definida. Um vez instalada, sua tendência é avançar, podendo gerar sintomas como dor profunda na articulação, sensação de bloqueio ou estalido articular e edema local.

O tratamento desse tipo de lesão de forma inicial é sempre conservador, demandando acompanhamento fisioterápico e com a possibilidade pensar em alguns tipos de infiltração articular. Na falha desse tratamento, a cirurgia passa a ser uma opção e as ténicas modernas visam a restauração do tecido lesionado com o intuito de estimular a formação de uma cartilagem hialina o mais nativa possível.

Na dúvida, procure sempre seu ortopedista de confiança!

Feliz Natal a todos!!