Varizes em Membros Inferiores : o que são?

Elas incomodam os pacientes do ponto de vista estético, mas também podem causar dor, peso e queimação quando muito numerosas

Leonardo Bez
Varizes calibrosas (foto: Leonardo Bez)

Agradeço o honroso convite para escrever nessa coluna do portal Uai. Tentarei esclarecer ao longo das semanas temas da área de Angiologia de forma clara e objetiva, com aplicações no dia a dia das pessoas.

O primeiro tema escolhido foi sobre varizes em membros inferiores. O que são então as varizes?

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que se localizam logo abaixo da pele, geralmente com coloração esverdeada ou azulada. As veias têm a função de drenar o sangue das diversas partes do organismo de volta ao coração.

As varizes se constituem então em veias com funcionamento defeituoso e que se tornam incapazes de fazer o correto retorno do sangue dos membros inferiores. Essas veias dilatadas são mais comuns nas pernas e, com o passar do tempo, a tendência é que se tornem progressivamente dilatadas, alongadas e mais tortuosas, dificultando a circulação do sangue e o retorno dele das pernas em direção ao coração.

As varizes são muito comuns na população em geral. Estima-se que cerca de 50 a 60% das mulheres e 30% dos homens tenham varizes, sendo que a incidência aumenta com a idade e com a presença de fatores de risco (sedentarismo, obesidade, hereditariedade, uso de anticoncepcionais orais, gravidez).
Leonardo Bez
'Vasinhos' ou teleangiectasias (foto: Leonardo Bez)


As varizes podem se manifestar de diversas formas, desde veias com calibres muito reduzidos, chamadas de vasinhos ou teleangiectasias, até veias de maiores calibres, presentes em casos mais avançados.


As varizes mais finas ou vasinhos incomodam muito as pacientes do ponto de vista estético, porém também podem causar sintomas de dor, peso e queimação quando muito numerosas. Já as varizes mais calibrosas, além de causarem dor e inchaço nas pernas, também podem se complicar com feridas ( úlceras varicosas) e quadros de trombose em membros inferiores.

O tratamento adequado com profissional angiologista é muito importante para se evitarem os transtornos e as complicações dessa patologia tão comum.

Você tem dúvidas? Fale comigo: lgbez@terra.com.br