Salto alto pode causar varizes nos membros inferiores?

A pergunta sobre a relação do salto alto como causa de varizes é bastante frequente no consultório do angiologista

Pexels
(foto: Pexels)

Conforme já descrevemos aqui neste espaço, as varizes nos membros inferiores têm diversas causas, tanto fatores relacionados ao indivíduo em particular ( como a herança familiar e fator hereditário) como também fatores adquiridos ao longo da vida (postura de trabalho, obesidade, sedentarismo).

Pode-se afirmar que o uso de saltos altos é uma causa menor de varizes. A relação causal estaria ligada à bomba muscular existente na panturrilha ( “batata da perna”), considerada como um "coração periférico".

Cada vez que a musculatura da panturrilha contrai e depois relaxa ( durante uma caminhada, por exemplo) ocorre um bombeamento do sangue de volta ao coração. Quando o sangue retorna adequadamente, não há acúmulo ao nível das pernas, prevenindo, portando, um importante mecanismo de formação das varizes.

O uso de salto muito alto, acima de 5 cm, entretanto, provoca uma contração permanente dos músculos da panturrilha, impedindo a alternância entre contração e relaxamento da musculatura que propicia o bombeamento do sangue de volta ao coração. Dessa maneira, a bomba muscular da panturrilha não funciona adequadamente, podendo predispor ao aparecimento de varizes em pessoas que já tenham outros fatores de risco associados (como a herança familiar, por exemplo).

Não se quer aqui proibir o uso de salto alto. Muito antes pelo contrário. Uma pessoa que usa saltos altos caminha de forma muito elegante. Mas a drenagem venosa fica prejudicada, embora, saliento novamente, esse tipo de calçado não seja causa importante de varizes. Há muitos outros fatores mencionados anteriormente que apresentam uma associação mais direta com o surgimento das varizes.

Deve-se orientar pacientes que têm predisposição ou fatores de risco para varizes que usem seus saltos altos, porém evitando os modelos muito altos ou o uso por períodos prolongados.

Como tudo na vida, usando do bom senso, pode-se desfrutar sem maiores prejuízos. A orientação e avaliação pelo angiologista são também importantes para cada caso, de maneira individual.

 

Tem dúvidas sobre varizes? Fale comigo:lgbez@terra.com.br