Hábito de fumar e hereditariedade são principais causas de Aneurisma

O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal; o diâmetro da dilatação do vaso sanguíneo define a necessidade de cirurgia do paciente

Wikimedia Commons
(foto: Wikimedia Commons)

Aneurisma é a dilatação que ocorre na parede de um vaso. Normalmente os vasos sanguíneos são estruturas tubulares, sendo que seu calibre pode variar de acordo com o local e a quantidade de sangue que carregam em seu interior. Quando ocorre uma dilatação localizada na parede de um vaso, tem-se então a condição chamada de Aneurisma.


Os Aneurismas podem aparecer em praticamente qualquer artéria do corpo humano, porém um dos locais mais comuns para formação de Aneurisma é a aorta no abdome. A aorta é a maior artéria do organismo humano e carrega o sangue diretamente do coração para todos os territórios. Quando a aorta ao nível do abdome está dilatada, a doença se chama Aneurisma da aorta abdominal.


O Aneurisma da aorta abdominal é mais comum em homens do que em mulheres, na relação de 5:1. A incidência aumenta também após os 60 anos e está diretamente relacionado ao hábito de fumar. O fator hereditário também é importante causa de aneurisma, uma vez que filhos ou filhas de pessoas que tem aneurisma apresentarão uma maior chance de desenvolver a doença.


O diagnóstico do Aneurisma de Aorta é feito através do exame de ultrassom abdominal. É importante que pacientes com história familiar de Aneurisma na aorta, pacientes do sexo masculino com mais de 60 anos e pacientes com história de tabagismo por muitos anos façam um ultrassom abdominal para pesquisar se apresentam ou não dilatação na aorta abdominal.


A principal complicação do aneurisma da aorta é a ruptura. O aneurisma pode crescer progressivamente em alguns pacientes e chegar ao ponto de se romper. Por isso é muito importante o diagnóstico na fase inicial.

 

Uma vez tendo sido identificado o aneurisma na aorta, deve-se procurar o Angiologista ou Cirurgião Vascular para o manejo correto da doença. O tratamento está diretamente relacionado ao diâmetro do aneurisma. Quando o aneurisma apresenta um diâmetro menor do que 5 cm, o tratamento é feito sem cirurgia, com acompanhamento com exames semestrais ou anuais de ultra-som para verificar se está crescendo.


Quando o diâmetro for maior do que 5 cm, está indicada a cirurgia, que poderá ser feita por via aberta ou através de cateterismo ( colocação de endoprótese na aorta). Existem hoje muitos recursos e técnicas bastante avançadas para o tratamento através de cateterismo, que é uma cirurgia menos invasiva e com menor mortalidade.

 

Se você tem dúvidas ou sugestões, mande para Lgbez@terra.com.br