Cigarro é a principal causa da doença pulmonar obstrutiva crônica; entenda

Nos EUA, 120 mil pessoas por ano morrem da doença; novos critérios para diagnóstico podem elevar em milhões o número de portadores de DPOC

PxHere
(foto: PxHere)

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma combinação progressiva e complexa de doença inflamatória das vias aéreas, bronquite crônica e enfisema.

O tabagismo é a causa mais comum de DPOC, embora cerca de 15% dos pacientes com DPOC nunca tenham fumado. Aproximadamente 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram diagnosticadas com DPOC, e acredita-se que muitos milhões mais têm DPOC não diagnosticada. Todos os anos, cerca de 120.000 pessoas nos Estados Unidos morrem de DPOC.


Pesquisadores do National Jewish Health e dezenas de instituições líderes em todo o país propuseram novos critérios para o diagnóstico da DPOC, a quarta principal causa de morte nos Estados Unidos. A proposta expande os critérios de diagnóstico a partir de uma única medida da função pulmonar para incluir exposição ambiental, sintomas e tomografias anormais. Se usado, o novo critério de diagnóstico pode aumentar o número de pacientes diagnosticados com DPOC, de 15% para 36%, ou cerca de 2 a 5 milhões de pessoas.

"Nossos critérios de diagnóstico propostos capturam melhor todo o espectro de pessoas que sofrem de DPOC", disse James Crapo, MD, autor do artigo. "Isso pode levar a um melhor atendimento aos pacientes e estimular a pesquisa para retardar ou parar a progressão da doença ou até mesmo impedi-la".

Os pesquisadores avaliaram 8.784 fumantes e ex-fumantes inscritos no estudo COPDGene. No momento da inscrição, os pesquisadores documentaram as exposições ambientais dos pacientes (tabagismo), sintomas (falta de ar, tosse crônica), anormalidades estruturais nas tomografias computadorizadas de tórax e na função pulmonar ou espirometria. Eles então correlacionaram essas medidas com mortalidade e perda da função pulmonar cinco anos depois e as compararam com fumantes sem nenhum dos outros critérios.

Todos os pacientes preencheram um dos critérios: histórico de tabagismo. Aqueles que atendem a um, dois ou três critérios adicionais tiveram riscos aumentados de perder função pulmonar de forma significativa em cinco anos ou morrer.

Se diagnosticamos a DPOC com base apenas na função pulmonar comprometida, perdemos muitos diagnósticos nos estágios iniciais da doença. Enquanto alguns médicos tratam empiricamente pacientes com sintomas, muitos pacientes não estão recebendo terapia que poderia melhorar os sintomas, a qualidade de vida e prolongar suas vidas.

No momento, as pessoas que não atendem aos critérios diagnósticos atuais para DPOC não estão incluídas nos programas de tratamento e prevenção. Os novos critérios de diagnóstico propostos podem abrir ensaios clínicos para essas pessoas, estimular pesquisas importantes sobre possíveis terapias para retardar, interromper ou até impedir progressão da doença.

 

Você ficou com dúvidas? Mande pra mim: silviomusman@yahoo.com.br

 

Dr.Silvio Musman, médico especialista em pneumologia, medicina do sono e do exercício.