Dor nas pernas pode ser sinal de má circulação?

Nos casos mais avançados, a falta de circulação pode evoluir para dor mesmo em repouso ou até para amputação

pixabay
(foto: pixabay)

Muitos pacientes me procuram no consultório com queixas de dor nas pernas ao caminhar. Isso pode indicar sim que a circulação não vai bem. O sangue nos membros inferiores chega pelas artérias e é drenado pelas veias. Funciona como uma estrada com duas mãos, sendo que uma delas leva o sangue aos tecidos e a outra retorna.

 

Quando ocorre uma obstrução no nível da artéria, o sangue tem dificuldade de chegar aos músculos e tecidos. Ao caminhar ou realizar um esforço com as pernas, a demanda de sangue pelos músculos aumenta. Se há uma obstrução, a quantidade de oxigênio que chega não é suficiente para suprir a demanda, acarretando dor. A dor nas panturrilhas ao caminhar, chamada cientificamente de claudicação intermitente, é um dos sinais de obstrução arterial. Nos casos mais avançados, a falta de circulação pode evoluir para dor mesmo em repouso ou até para amputação. As principais causas de obstrução arterial são o diabetes e o tabagismo. Estes fatores aceleram a aterosclerose, que é a deposição de gorduras no interior das artérias. Esse acúmulo de gorduras causa obstrução (entupimento) da parede da artéria, diminuindo o fluxo de sangue para os tecidos. O controle desses dois fatores é essencial para se obter sucesso no tratamento. O uso de medicamentos, os exercícios supervisionados e uma dieta saudável para combater o excesso de açúcares e gorduras são a base do tratamento. Nos casos mais graves, está indicada a cirurgia para se tratar a obstrução. Essa cirurgia pode ser feita por cateterismo (angioplastia) ou por cirurgia aberta (ponte de safena na perna).

A prevenção, porém, será sempre o melhor remédio. Não fumar, fazer atividades físicas regulares, controlar o diabetes e o colesterol são as recomendações médicas para ter as artérias saudáveis.