Entenda o que é a trombose venosa profunda

Coágulo formado nas pernas apresenta risco grave à saúde; pode migrar para os pulmões, acarretando a embolia pulmonar

Wikipedia
Inchaço súbito em uma das pernas é sintoma da trombose venal profunda (foto: Wikipedia)

A Trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. O sangue se coagula e se solidifica no interior do vaso. Pode ocorrer a formação desse coágulo (trombo) no interior de uma veia, a chamada trombose venosa, ou no interior de uma artéria, dita trombose arterial.

Hoje vou explicar um pouco sobre a trombose venosa profunda (TVP).

A Trombose Venosa Profunda ocorre quando um coágulo (trombo) se forma no interior de uma veia profunda ao nível dos membros inferiores. O quadro clínico apresentado é de um inchaço súbito em uma das pernas, associado a dor. O diagnóstico deverá sempre ser feito por um profissional médico com auxílio do exame de doppler ou duplex dos membros inferiores.

O principal risco da trombose venosa profunda é a migração do trombo dos membros inferiores para os pulmões, acarretando o quadro chamado de embolia pulmonar. A embolia pulmonar nos casos mais graves pode levar o paciente à morte se não for prontamente diagnosticada e tratada (o trombo obstrui a circulação do pulmão, que pode “parar de respirar” e de oxigenar o sangue).

Os fatores predisponentes da trombose venosa podem ser hereditários ou então adquiridos. Algumas pessoas têm uma predisposição genética para a formação dos trombos, quadro esse denominado de Trombofilia (fator hereditário). Outras condições adquiridas podem levar também aos quadros de trombose venosa, como o pós-operatório de grandes cirurgias, imobilização decorrente de fraturas ou internações prolongadas, a obesidade e o uso de anticoncepcionais orais.

O diagnóstico e tratamento, quando são realizados de forma rápida, previnem as complicações decorrentes da trombose. O profissional médico deve realizar o diagnóstico e instituir o tratamento com o uso de medicamentos anticoagulantes. Esses medicamentos podem ser utilizados em seringas (injetáveis) ou então os modernos novos anticoagulantes, que permitem o tratamento com comprimidos por via oral.

A duração do tratamento irá depender da extensão da trombose, mas geralmente o uso de anti-coagulantes se estende por 3 a 6 meses. Durante esse período, as meias elásticas são prescritas para melhorar a circulação do sangue nas pernas, diminuindo o inchaço e proporcionando maior conforto aos pacientes.