O que mais podemos falar sobre exercícios e envelhecimento?

A atividade física deve ser estimulada e realizada periodicamente, independentemente da modalidade

Pixabay
(foto: Pixabay)

Na última semana, escrevi sobre possíveis consequências negativas que atividades físicas mal orientadas podem causar na pele e também sobre o envelhecimento facial acelerado em pessoas que realizam exercícios extenuantes, de longa duração. Citei como exemplo a corrida e o ciclismo, porém, acho importante ressaltar que essas modalidades não levam a uma aparência envelhecida se realizadas com moderação e supervisão.

O texto gerou uma discussão interessante com profissionais da área da educação física e, por isso, achei muito importante e pertinente falarmos um pouco mais sobre esse tema.

Os idosos sofrem com um problema comum que se chama sarcopenia, que significa perda considerável na quantidade de músculos do corpo. A sarcopenia piora a qualidade de vida na medida em que prejudica movimentos simples como subir escadas ou carregar uma sacola que, apesar de parecer simples, são um enorme desafio para essa população.

O enfraquecimento dos ossos também leva a transtornos como quedas e possíveis fraturas e uma maneira segura de minimizar esse tipo de problema é a realização de atividade física regular e orientada por bons profissionais. 

A atividade física deve ser estimulada e realizada periodicamente, independentemente da modalidade. Há evidências científicas suficientes para afirmar que adultos que praticam atividade física regular ganham muito em funcionalidade e qualidade durante o processo de envelhecimento. Com o aumento da expectativa de vida, nas próximas gerações temos que nos preocupar com a maneira global que vamos envelhecer.

Exercícios físicos são tão importantes quanto fazer um fundo de investimentos. O envelhecimento da pele e outras estruturas da face devem ser evitados e considerados na hora de escolher a modalidade e frequência de exercícios, mas não deve de forma alguma se tornar prioridade em detrimento do restante do corpo.

A absorção de gordura exagerada da face (runner's face syndrome), a flacidez da pele e o surgimento de fotoenvelhecimento em pessoas que se exercitam por períodos muito longos sem proteção solar não devem ser argumentos para o sedentarismo. O exercício físico moderado, regular e bem orientado não provoca nenhuma dessas alterações em nenhuma modalidade. Pelo contrário – foi demonstrado pelo Dr. Andrew Ludwig e colaboradores em 2012 que atividades físicas regulares, ingestão de substâncias antioxidantes e treino de resistência protegeram os genes do inevitável desgaste com o passar dos anos.

A Organização Mundial de Saúde define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades''. Para que esse completo bem-estar seja atingido devemos sempre buscar o equilíbrio entre aparência e funcionalidade, e isso é viável apenas com uma abordagem multidisciplinar. O diálogo entre os profissionais da área da saúde é imprescindível para uma abordagem completa e eficaz.

Você já escolheu a equipe de profissionais que vai te acompanhar para o resto da vida? Se não, é hora de pensar sobre esse assunto.

Tem alguma dúvida sobre dermatologia? Envie para mim nadiabavoso@hotmail.com