Edema em membros inferiores: o que significa?

Queixa de pacientes é bem comum nesta época mais quente do ano, agora agravada pelo confinamento

Wikipedia
(foto: Wikipedia)

O inchaço nas pernas, chamado cientificamente de edema nos membros inferiores, é uma queixa bastante comum dos pacientes agora durante as estações mais quentes do ano.

Nos primeiros dias de outubro, após a mudança de estação de inverno para a primavera, muitos pacientes procuraram o consultório com a queixa de que as pernas incharam.

O próprio confinamento e restrição da movimentação causados pela pandemia do coronavírus também contribuíram de forma significativa para o aumento dos casos de edema. Ao andar, o movimento das pernas com a contração muscular favorece o bombeamento do sangue e dos líquidos de volta para o coração.

È sempre importante procurar auxílio médico, pois o principal diagnóstico diferencial é com a trombose, que geralmente causa edema súbito em apenas uma das pernas. Outras condições também graves podem levar ao aparecimento do edema, como os problemas cardíacos, hepáticos ou renais. Por isso, a avaliação médica é de suma importância.

O edema nas pernas é geralmente provocado por um maior acúmulo de líquidos, que se agrava no fim do dia e ao se permanecer em pé ou sentado por longos períodos. Quando há alguma dificuldade de drenagem, esses líquidos ficam represados e estagnados nos tecidos.

A causa do inchaço pode ser devido a um problema local, como sequela de uma trombose prévia ou a presença de varizes, ou também por uma alteração sistémica, como Insuficiência Cardíaca ou Renal.

O Tipo mais comum de edema nas pernas resulta do maior acúmulo de líquidos e os principais fatores associados são:

1- Ficar muito tempo de pé ou sentado: a posição das pernas para baixo dificulta o trabalho das veias para bombear o sangue de volta ao coração. Dessa forma, o sangue se acumula nas pernas, causando o inchaço. Deve-se evitar ficar mais de 2 horas de pé ou sentado, procurando movimentar as pernas e fazer pequenas caminhadas.

2- Gravidez: o crescimento do útero e as alterações hormonais da gravidez favorecem o aparecimento de edema nas pernas. Recomenda-se o uso das meias elásticas e caminhadas leves ao longo do dia. Existem meias elásticas específicas para uso na gestação e as mesmas devem ser adquiridas através de prescrição e orientação médicas;

3- Medicamentos: alguns medicamentos para pressão alta (amlodipina por exemplo), anticoncepcionais orais e reposição hormonal podem causar retenção de líquidos nas pernas.

4- Doenças Sistêmicas: algumas doenças podem causar acúmulo de líquidos nas pernas, como a insuficiência cardíaca, problemas renais e doenças no fígado. Nesses casos, é importante um check-up com um Clínico Geral para o correto diagnóstico e tratamento.

5- Alterações Circulatórias: as principais alterações circulatórias que podem causar inchaço nas pernas são as varizes, as sequelas de trombose e as alterações nos vasos linfáticos (caos de linfedema). Nessas situações, o Angiologista deverá sempre ser consultado para o correto tratamento.

De uma forma geral, algumas medidas simples contribuem para a melhora do Edema em Membros Inferiores, como o uso de meias elásticas, pequenas caminhadas e o repouso com as pernas elevadas. Há também a possibilidade do uso de medicamentos, que podem ser prescritos por um profissional médico após a correta avaliação de cada caso.

Os hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, dieta com pouco sal e poucas gorduras saturadas, além do controle do sobrepeso devem ser sempre lembradas como maneiras de se manter a saúde circulatória em dia.

Vamos nos movimentar, ter uma vida saudável e longeva. Uma vida com qualidade e com saúde na área da circulação.
 
Tem dúvidas ou sugestão de tema? Mande email para Lgbez@terra.com.br