Quais as dez dicas de ouro na prevenção da trombose?

Estima-se que cerca de 180 mil casos novos de trombose venosa são diagnosticados a cada ano no Brasil. É importante ficar atento aos sinais

Acessa.com/reprodução
(foto: Acessa.com/reprodução)

A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. O sangue se coagula e se solidifica no interior do vaso. Pode ocorrer a formação deste coágulo (trombo) no interior de uma veia, a chamada trombose venosa, ou no interior de uma artéria, dita trombose arterial.

Hoje vou explicar um pouco sobre a trombose venosa profunda (TVP). Estima-se que cerca de 180 mil casos novos de trombose venosa são diagnosticados a cada ano no Brasil.

A Trombose Venosa Profunda ocorre quando um coágulo (trombo) se forma no interior de uma veia profunda ao nível dos membros inferiores. O quadro clínico apresentado é de um inchaço súbito em uma das pernas, associado a dor.

O diagnóstico deverá sempre ser feito por um profissional médico com auxílio do exame de doppler ou duplex dos membros inferiores.
O principal risco da trombose venosa profunda é a migração do trombo dos membros inferiores para os pulmões, acarretando o quadro chamado de embolia pulmonar.

A embolia pulmonar nos casos mais graves pode levar o paciente ao óbito se não for prontamente diagnosticada e tratada (o trombo obstrui a circulação do pulmão, que pode “parar de respirar” e de oxigenar o sangue).

Já na trombose arterial, um coágulo de sangue bloqueia o fluxo na artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs), amputação nas pernas e infartos no coração podem ser consequências das tromboses arteriais.

Então quais são as 10 medidas mais importantes para se prevenir a Trombose de uma maneira geral?

– Pratique exercícios físicos regularmente;
– Não fume;
– Procure manter o peso ideal;
– Diminua o consumo de carboidratos e também de produtos in– dustrializados;
– Durante viagens prolongadas, use roupas e calçados confortáveis e se possível meias de compressão elástica. Se for do grupo de risco para trombose e for fazer uma viagem aérea com mais de 5 horas de duração, procure seu angiologista para realizar as medidas de prevenção mais adequadas;
– Beba água para evitar a desidratação;
– Controle sua pressão arterial;
– Cuide dos níveis de glicose no sangue para evitar o diabetes;
Se for do grupo de risco para trombose e for fazer uma cirurgia prolongada, procure seu Angiologista para indicar a prevenção apropriada;
– Caso trabalhe muito tempo sentado, tente se movimentar e também usar meias de compressão elástica.

Procure semore seu angiologista de confiança se tiver histórico de trombose na família. Viva bem e com saúde.

Bem-estar vascular é essencial para uma vida com qualidade.
Erro ao renderizar o portlet: 0000 - Main - Vitrine

Erro: