Como manter a circulação saudável no verão?

Chegou a estação das férias e do calor. Apesar de vivermos em tempos de pandemia e de isolamento social, alguns cuidados devem ser tomados

Pixabay
(foto: Pixabay)

O confinamento e o isolamento social fizeram com que as pessoas diminuíssem de forma significativa sua
diária. A ausência de deslocamento para o trabalho, além de diminuir a atividade muscular do dia a dia, também contribui para o ganho de peso, devido ao menor gasto calórico.

No verão e nas férias, há uma tendência maior a excessos alimentares e ao consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas.
As temperaturas elevadas do verão facilitam o inchaço dos vasos sanguíneos, fenômeno chamado de vasodilatação.

Como consequência retemos mais líquido, o que causa aquela sensação de peso e cansaço nas pernas.

Algumas dicas são muito importantes:

- Procurar manter uma dieta saudável, reduzindo o quantitativo de açúcares e de gorduras saturadas (frituras e gorduras de origem animal). Evitar o consumo excessivo de sal e de alimentos embutidos. Procurar ingerir frutas e verduras;
- Hidratação adequada, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia;
- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evitar o tabagismo, pois o mesmo está diretamente relacionado a quadros de obstrução nas artérias;
- Preservar a mente saudável: ler um bom livro, assistir a filmes e documentários;
- Evitar uso excessivo de eletrônicos, como celulares e computadores, pois podem aumentar a ansiedade e também contribuem para o sedentarismo.

Alguns hábitos do verão contribuem muito para o inchaço nas pernas: o calor, o uso de bebidas alcoólicas em excesso, alimentos com excesso de sal, imobilização prolongada na mesa de um bar ou na praia e viagens também prolongadas.

Para evitar esse inchaço nas pernas, é importante elevá-las acima do coração por pelo menos 15 a 20 minutos no final da manhã e no final da tarde. O líquido acumulado tende a retornar ao coração pela ação da própria gravidade.

As caminhadas diárias e os exercícios de contração da musculatura das panturrilhas (“batata das pernas”) também ajudam muito a reduzir o inchaço.

Antes de fazer uma viagem prolongada de carro, ônibus ou avião, procure seu angiologista de confiança para que ele te receite uma meia elástica.

Os benefícios em termos de prevenção do inchaço e até de casos de trombose após viagens são muito grandes. A meia elástica  ajuda a bombear o sangue de volta ao coração, reduzindo o inchaço e dando maior conforto ao final da viagem.

No mais, deixo aqui a mensagem para se cuidarem e se prevenirem do coronavírus. As dicas aqui apresentadas têm o intuito de possibilitar um verão tranquilo e com a circulação bem funcionante!