Como tratar os vasinhos ou microvarizes em membros inferiores?

Quais são os métodos disponíveis? E qual deles é o melhor? Saiba aqui

PxHere
(foto: PxHere)

Existem diversas formas para se tratar os vasinhos ou microvarizes em membros inferiores. O método de escleroterapia (convencional, espuma, laser) é utilizado já há muitos anos para “secar” os vasinhos.

Hipócrates, o pai da Medicina, pode ser considerado um dos primeiros angiologistas. Ele já empregava o calor e o uso de enfaixamento para tratar as varizes em membros inferiores. O objetivo era o mesmo que se pretende ainda hoje: ocluir a veia doente.

De uma maneira geral, a escleroterapia é indicada para os vasinhos e as varizes de calibre menor, enquanto a cirurgia será realizada nas varizes de maior calibre.

A escleroterapia ou aplicação consiste na injeção de um medicamento dentro da veia que irá causar uma obstrução e depois desaparecimento dessa veia. Podem ser utilizados diversos tipos de medicamentos, sendo os mais comuns a glicose ou o polidocanol. O tratamento é realizado em etapas ou sessões. Pode ser utilizada a técnica convencional com o uso da glicose ou então a técnica da espuma com o uso do polidocanol.

Na técnica da espuma, o médico mistura o medicamento com o ar ambiente através de uma torneirinha e depois esse medicamento é injetado no interior da veia como no método convencional. Com essa técnica de espuma, o medicamento assume uma forma muito mais potente, permitindo o tratamento de veias mais calibrosas que antes só podiam ser tratadas com a cirurgia.

A escleroterapia é um tratamento que deve ser feito exclusivamente pelos médicos, pois envolve riscos se for realizado por pessoas sem formação e treinamento adequados.

Outro método moderno para tratamento das varizes que tem apresentado um grande desenvolvimento recentemente é a Escleroterapia a laser. Através de aparelhos desenvolvidos especificamente para vasinhos e varizes,  o tratamento das veias é realizado através de disparos de uma luz vermelha de laser, causando a eliminação dos mesmos pelo calor. As principais vantagens do uso do laser (transdérmico) são a maior velocidade de tratamento (menor número de sessões) e a diminuição da dor ocasionada pelas picadas das agulhas na pele.

Muitas pessoas têm verdadeiro pavor das picadinhas das agulhas, sendo o laser transdérmico então uma excelente opção de tratamento para esses pacientes.

Qual dos métodos é melhor? Laser, espuma ou convencional?

Na verdade, o interessante é que o tratamento seja individualizado e pode-se até mesmo empregar diversos métodos em um mesmo paciente, como a associação de laser e espuma e de Laser e glicose. O importante é procurar um médico Angiologista capacitado para realizar o tratamento, a fim de se conseguir melhores resultados e evitar complicações.
 
Tem dúvidas ou sugestão de temas? Envie email para Lgbez@terra.com.br